domingo, 25 de setembro de 2016

Celebração de Encerramento do Mês da Bíblia




O mês de setembro, reconhecido pela Igreja no Brasil como o mês da Bíblia, está terminando. E para marcar o seu encerramento, as comunidades da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, se reuniram na noite desta sexta-feira 23, no Convento do Carmo para celebração festiva. O encontro foi animado pelo frei Carlos Mesters, juntamente com a comunidade Nossa Senhora do Carmo e Profeta Elias, e contou com a participação de mais de 100 pessoas de diversas comunidades. 
Tema da celebração; "Misericórdia é Ter o coração na miséria dos outros"
 
Após a animada acolhida com distribuição de lembrancinhas os católicos fizeram uma pequena procissão pelo próprio Convento, que ficou todo iluminado com as velas acesas. Em seguida, os fiéis se concentraram no salão, onde aconteceu a celebração conduzida pelo biblista frei Carlos Mesters.
A palavra de Deus começa a ser transmitida pela família

Após as leituras da Carta de Timóteo 3,14,17; do salmo 19; e do Evangelho de Lucas 4,16-21, houve o momento de reflexão conduzido pelo nosso sacerdote, e em seguida o ofertório, as preces e a partilha. No final, frei Carlos pediu que todas as mães, ali, presentes abençoassem os participantes. Tudo muito lindo! 
 
Momento do ofertório: "A partilha da fé sempre faz bem a alma", disse frei Carlos 

Atualmente na paróquia existem 33 grupos de Círculos bíblicos, um encontro que possibilita ler, escutar, entender e viver a palavra de Deus. Frei Carlos explica ainda que nesses encontros, a vivência da Palavra de Deus, se transforma em grandes testemunhos de vida nas comunidades, além de fortalecer a catequese por meio dos grupos de pastorais e movimentos que buscam na Sagrada Escritura a força e a mística de Jesus para a missão. "Nós somos a palavra ambulante de Deus", disse frei Carlos

Conceição Fonseca - Comunidade Profeta Elias
Frei Carlos e os músicos que animaram o encontro no Convento do Carmo






quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Grupo de Oração "Fonte de Água Viva" celebra 21 anos


Nesta terça-feira, dia 20, às 19h30 foi celebrada a Missa em Ação de Graças pelos 21 anos do Grupo de Oração "Fonte de Água Viva" da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. A celebração aconteceu na Igreja Matriz e foi presidida pelo pároco frei Marcelo de Jesus.

As palavras do frei em sua reflexão foi mais um incentivo para o grupo continuar sua missão de orar e evangelizar através da Palavra de Deus. "O grupo de oração da RCC é a filha mais nova da nossa Igreja". E o frei lembrou que durante o 37º Congresso da Renovação Carismática Católica na Itália o papa Francisco se ajoelhou e pediu orações. E concluiu: "foi um gesto de grandeza e humildade do nosso pontífice". 


Após a bonita homilia houve a confraternização, com corte do bolo e direito a "parabéns pra você", reunindo a coordenadora Alessandra além dos mais antigos membros do grupo de oração, entre elas as conhecidas Tia Júlia e Mariazinha.

O Grupo de Oração Fonte de Água Viva se reúne todas as terças-feiras, às 19h30 na Igreja Matriz. Participe!

Festa da Padroeira da Ilha da Gipoia


Com o tema: “Maria, Mãe da Misericórdia, ajudai-nos anunciar e viver a Palavra de Deus” a comunidade da Ilha da Gipóia celebrou com muita fé e alegria a festa de sua padroeira,Nossa Senhora da Piedade, neste final de semana de 15 a 18 de setembro.
Este ano, a programação organizada pela comunidade local, incluiu: celebrações do Tríduo ,quermesse, almoço e bingo beneficente, animado ao som do Miguel.  A escuna “Cidade Mangaratiba” ficou responsável pelo traslado  dos fiéis para o  dia da festa, 18, domingo, um dia lindo de sol.


 Depois que todos os fiéis chegaram  na ilha, por volta das  10h30, começou a procissão com a   imagem de Nossa Senhora da Piedade até a capela, onde foi celebrada a Missa Solene pelo pároco frei Marcelo de Jesus.Na leitura do Evangelho segundo  João 19, 25-27, narra Jesus na cruz  dizendo: “ Mulher, este é o teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Em sua mensagem o  sacerdote fêz um apelo aos fiéis para lutarem contra o aborto. “Nós não inventamos a mãe, Maria disse sim a vida, acolheu o filho de Deus“. E continuou: “Por isso, o aborto não se justifica, a vida não é sua, é pertença de Deus, o útero é o lugar mais seguro do filho, e concluiu dizendo “ Somos todos uma só família , Deus é o nosso Pai”. -Maria está sempre de braços abertos para acolher todos nós- concluiu o frei.


Após as bênçãos finais e distribuição de lembrancinhas a coordenada daquela comunidade, Maria de Lourdes Andrade Moreira  agradeceu a todos pela presença e aos que colaboraram para manter a tradicional  festa de Nossa Senhora da Piedade, iniciada  no sec. XIX, a partir de 1874.

Veja mais fotos clicando aqui.

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Missa de Ação de Graças do Grupo de Oração


O Grupo de Oração Fonte de Água Viva convida todos para participarem da Missa de Ação de Graças, que acontecerá dia 20 de setembro, terça-feira, às 19h30 na Igreja Matriz. Participe!

sábado, 17 de setembro de 2016

Mudança de Translado para Festa da Gipoia

A escuna que vai levar o pessoal para Festa da Piedade, na Ilha da Gipoia, amanhã, 17, sairá do Cais dos Pescadores e não mais do cais da Turisangra. O horário continua o mesmo às 8h30 e 9h30. E o barco agora é o Cidade Nova e não o barco Thomás, devido a problema no motor. Agradecemos a compreensão de todos. Nossa Senhora da Piedade, rogai por nós!

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Festa de N.S. da Piedade, na Ilha da Gipóia



A Paróquia Nossa Senhora da Conceição convida a todos para a Festa de Nossa Senhora da Piedade, que acontecerá neste domingo, 18 de setembro, na capela da Ilha da Gipóia, padroeira daquela comunidade. A Missa solene, será às 10h30, em seguida o almoço e o festival de prêmios. A cartela do bingo dará direito ao barco de ida e volta, saindo do Caís Santa Luzia, a partir das 9h.

Adquira sua cartela na secretaria da Igreja Matriz, de 8 às 17h30. Infs. 3365-0778


sábado, 10 de setembro de 2016

Retiro no Convento do Carmo


Catequistas da Paróquia Nossa Senhora da Conceição celebram com alegria a missão de preparar aqueles que vão receber a primeira comunhão e a confirmação do Batismo, Crisma. A equipe estará reunida neste domingo, no Convento do Carmo, onde acontecerá o Retiro Espiritual para a formação do novo grupo de crismandos. Louvado seja Deus!  

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Formação com Frei Carlos Mesters



A Paróquia Nossa Senhora da Conceição convida para o Encontro de Formação de Círculos Bíblicos com Frei Carlos Mesters, que se realizará nos dias 8 e 9 de setembro, às 19h30, no Convento do Carmo. Venha participar conosco! Mais informações na secretaria da Igreja Matriz.