sexta-feira, 29 de julho de 2016

Retiro dos Carmelitas em Belo Horizonte

Termina nesta sexta-feira, 29 de julho, o Retiro dos Frades Carmelitas, que está sendo realizado ,desde o dia 25, em Belo Horizonte- Minas Gerais. Participam do encontro o nosso pároco,  frei Marcelo de Jesus, o vigário frei Reinaldo e frei Carlos Mesters. 

“A Lectio Divina não é uma devoção, uma piedade ou um rito.
Não, é uma leitura orante da Palavra de Deus”.
Frei Bruno Secondin, Carmelita.
Retiro dos Carmelitas
Em Belo Horizonte- MG. De 25-29.
Veja vídeos do Retiro aqui: www.olharjornalistico.com.br
“A Lectio Divina não é uma devoção, uma piedade ou um rito.
Não, é uma leitura orante da Palavra de Deus”.
Frei Bruno Secondin, Carmelita.
Retiro dos Carmelitas
Em Belo Horizonte- MG. De 25-29.
Veja vídeos do Retiro aqui: www.olharjornalistico.com.br

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Festa dos Padroeiros Nossa Senhora do Carmo e Santo Elias

No dia 20 de julho, data em que se comemora o Dia do Amigo, a Igreja celebra o Dia do Profeta Elias, o santo amigo de Deus, padroeiro dos carmelitas, e também da comunidade do Morro do Carmo, que preparou uma programação especial com Tríduo e Festa em honra ao santo e a Nossa Senhora do Carmo. A Missa Solene, presidida pelo frei Marcelo de Jesus lotou a capela daquela comunidade, nesta quarta-feira e foi dedicada ao profeta Elias, com o tema litúrgico: “Viver a Misericórdia a exemplo de Maria e Elias- Bebendo da Fonte.


Após a leitura sobre o testemunho de fé do profeta Elias, que defendeu a fé diante de falsos ídolos, o celebrante pediu durante a celebração orações para os freis carmelitas já falecidos, e por Dom Vital, o bispo que fundou a Diocese de Itaguaí, além de pedir a Deus que suscite novas vocações carmelitas. “Que esta celebração nos ajude a fazer a vontade do Pai”, concluiu o frei.

Após as bênçãos finais, os fiéis se reuniram para confraternização no salão da Igreja, onde foi servido um delicioso strognof de frango e para sobremesa : bolo e refrigerante.

A programação do tríduo continua até o dia 22 de julho, às 19h30, na capela Profeta Elias , no Morro do Carmo. Dia 23, encerramento da festa com procissão e Missa Solene, a partir das 18h, seguida de confraternização. Todas as comunidades da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e demais devotos estão convidados.

Catequista Rosinha no comentário inicial 
Frei Marcelo e Conceição Fonseca 
A benção das imagens de Santo Elias 
Santo Elias, Pai e inspirador dos Carmelitas, rogai por nós! 





Redação Pascom

Dalizania Melo
        

domingo, 17 de julho de 2016

Igreja do Carmo em Festa homenageia a Virgem do Carmelo


Os freis carmelitas, o diácono Nei Campos e as festeiras Conceição e Titi Brazil

Procissão e Missas marcam a Solenidade de  Nossa Senhora do Carmo

Após a bonita novena entre os dias 7 à 15 de julho, dedicado à Nossa Senhora do Carmo, uma grande procissão realizada no centro de Angra marcou, neste sábado(16), o encerramento das festividades em honra a santa, padroeira dos carmelitas. Este ano, o tema central para reflexão litúrgica foi " A Misericórdia de Deus, revelada em Maria, a mãe de Jesus", e o lema: Sua misericórdia perdura para sempre".


Anjinhos da paróquia participam da procissão 

A procissão teve início às 17h, e reuniu as irmandades de São Benedito e do Apostolado da Oração, além dos membros da Ordem Terceira do Carmo, responsável pela organização da festa. Depois do cortejo e da queima de fogos, o andor repleto de flores com a imagem da Virgem do Carmelo, voltou para a Igreja do Carmo, onde aconteceu a última celebração do dia, presidida pelo pároco e frei carmelita Marcelo de Jesus, e concelebrada pelo frei Reinaldo e o diácono Nei Campos.
Com a Igreja lotada, o celebrante iniciou sua homilia, lembrando que Maria é a mulher do silêncio. “Ela guardava tudo em seu coração, escutava tudo, sabia ouvir a palavra de Deus”,era obediente, disse o frei. E continuou: “ Temos que observar isso; precisamos ouvir o silêncio, fazer memória ao escapulário”, ressaltou o frei. E concluiu, dizendo: “Maria é sinal de graça e de amor, que nos traz Jesus; ela é a mais bela flor do jardim plantada por Deus “.

 Devotos e  sodalício da Ordem Terceira do Carmo usam o escapulário de Nossa Senhora do Carmo, como sinal de fé  
Uma grande mesa foi montada para servir os bolos 
No final da Missa, os fiéis se concentraram ao redor do Convento do Carmo, onde foram servidos os bolos decorados com imagens religiosas. “ Foi uma festa linda e não perdi nenhum dia da novena; sou muita grata a Nossa Senhora por muitas graças já recebidas”, disse Eunice Santos, devota fiel. Quem também participou todos os dias da novena foi Olga Marcatte, de 87 anos. "Estou muito feliz", por estar mais este ano, na festa de Nossa Senhora, muito bom",declara sra. Olga.     

Redação: Pascom
Dalizania Melo










sábado, 16 de julho de 2016

A Igreja Celebra a Festa de Nossa Senhora do Carmo


A Igreja do Carmo comemora neste sábado, 16 de julho, a tradicional festa em honra a sua padroeira, com programação especial. Para celebrar, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição com a Ordem Terceira do Carmo programou três missas neste dia. A primeira ocorreu às 7h da manhã, a segunda ao meio dia e o encerramento será por volta das 18h, após a procissão, que sairá às 17h, na Igreja do Carmo.

As festividades começaram no dia 07 de julho com a novena que terminou , dia 15 de julho, sendo a Missa celebrada pelo frei Marcelo de Jesus. O penúltimo dia da novena, o celebrante foi o frei carmelita Adailson( da Lapa- Rio), que falou sobre o lema : “A Misericórdia de Deus revelada por Maria ao próprio Jesus na cruz” . –Nós carmelitas aprendemos a dizer sim a misericórdia, quando olhamos para Maria”, disse frei Adailson. “ Ela sabia que a misericórdia do pai era maior do que a sua dor de vê Jesus morrer na cruz”, que depois ressuscitou concluiu o frei. 
Frei Adailson, um dos freis carmelitas convidados do Rio

No sétimo dia da novena, a celebração contou com a presença do frei Evaldo Xavier- prior provincial da Província Carmelitana de Santo Elias e pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, de Belo Horizonte-MG. Durante a sua homilia, o sacerdote nos ajudou a refletir sobre o tema do dia: “Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo”, destacando os sofrimentos do papa João Paulo II, que superou sua dor, pois era devoto de Nossa Senhora, e usava o escapulário. O papa mesmo doente, nunca parou de orar e de trabalhar.
O prior provincial Frei Evaldo Xavier e Frei Reinaldo 
Sodalício da Ordem Terceira do Carmo renovam sua caminhada cristã

O ritual do fogo, onde os pedidos ,depositados na caixa de oração são elevados a Deus por intercessão de Maria
As madrinhas do andor Titi e Conceição Brazil, deste ano. E à esquerda,  Conceição e Vinícius Filho os próximos festeiros de 2017
Momento mariano com rosas em homenagem à Virgem do Carmelo
Em todos os dias da novena preparatória para bem celebrarmos a Festa de Nossa Senhora, os devotos foram incentivados a levar mantimentos para oferecer no altar, durante o ofertório. Depois os alimentos serão doados as famílias carentes. Gesto concreto de caridade, de misericórdia, como nos ensina Maria, servir os mais necessitados. 




Redação: Pascom



Dalizania Melo

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Novenário de Nossa Senhora do Carmo

       Tema: "A Misericórdia de Deus, revelada em Maria, a mãe de Jesus".

 
De 7 à 15 de julho

A devoção a Nossa Senhora do Carmo, cuja festa se celebra no dia 16 de julho, é uma das mais difundidas em Angra dos Reis. Desde o dia 7 de julho, quando começou a novena, a Igreja do Carmo está sempre lotada de fiéis, com destaque para o sodalício da Ordem Terceiro do Carmo, responsáveis pelas atividades religiosas, juntamente com os frades carmelitas.

As celebrações ocorrem às 19h30, na Igreja do Carmo, exceto no domingo, dia 10, quando a Missa foi realizada às 18h, pelo pároco e frei carmelita Marcelo de Jesus. O tema central da novena : “A Misericórdia de Deus, revelada em Maria, a mãe de Jesus”- “ Sua misericórdia perdura para sempre” (Lucas 1,50), é animada por diferentes comunidades da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, e conta com a participação de sacerdotes convidados.



  Frei Fernando e frei Reinaldo no momento da consagração da hóstia  


Após a Missa, Frei Fernando recebendo o carinho dos fiéis 

Frei Fernando celebrou o sexto dia da novena na Igreja do Carmo 

Nesta terça-feira(12), tivemos a surpresa agradável de frei Fernando Bezerra Leite, que celebrou o sexto dia da novena, com o tema litúrgico: “A Misericórdia d Deus revelada ao povo de Nazaré durante 30 anos”. Frei Fernando , deixou a nossa paróquia, ano passado para servir em Belo Horizonte(MG). Em sua saudação inicial, ele disse: “Estava com muita saudades de vocês , e trago também, o abraço do frei Alonso, que também passou por aqui, e lembra muito de todos vocês”. Após a missa, ele recebeu os cumprimentos carinhosos dos fiéis. 

A novena continua até o dia 15 de julho, com ladainhas, homenagens a Nossa Senhora, além das quermesses, sorteio de rifa de tortas e da capela itinerante, que a cada dia fica na casa de um devoto para ser venerada com orações.

Confira a seguir, as fotos dos últimos 3 dias da novena em honra Nossa Senhora do Carmo.







Ana Moraes e Fátima Fonseca recebem o escapulário e ingressam para formação da Ordem Terceira do Carmo 








Redação: Pascom

Por Dalizania Melo

Fotos: colaboração Victor

São Bento: Vida de Oração, Meditação e Trabalho



A comunidade do São Bento esteve em festa neste domingo, 10 , para celebrar o seu padroeiro, São Bento, que oficialmente é celebrado pela Igreja Católica, no dia 11 de julho. Mas a comissão organizadora daquela comunidade , que pertence a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, optou em antecipar o evento religioso, com a Missa festiva , às 17h, após a procissão pela ruas daquele bairro. A celebração Eucarística foi realizada na Praça, onde foi montada a estrutura com tenda para o altar, tapete vermelho e cadeiras para que os fiéis pudessem participar da santa Missa, celebrada pelo pároco frei Marcelo de Jesus.

Frei Marcelo de Jesus celebrando Missa na praça do São Bento 

“Hoje comemoramos São Bento, homem santo, que nos inspira a seguir sua Regra num lema eficaz: Orar e trabalhar”, em caráter de contemplação e ação, conforme a vontade de Deus, disse frei Marcelo, em sua homilia.

Ainda sobre a vida de São Bento, frei Marcelo lembrou que ele, após concluir seus estudos em Roma, retirou-se para o monte e se entregou à oração e à penitência. Ele é o fundador do importantíssimo mosteiro do Monte Cassino, onde escreveu ali sua famosa Regra e que o verdadeiro monge devia ser - assim se lê no segundo capítulo da Regra: "Não soberbo, não violento, não comilão, não dorminhoco, não preguiçoso, não murmurador, e sim casto, manso, zeloso, humilde e obediente”. 
  

Os devotos participam da procissão com o andor de São Bento 

Ao concluir sua mensagem Frei Marcelo agradeceu a presença de todos, e em especial aos que participaram do tríduo (de 7 à 9 de julho), em honra ao glorioso São Bento, realizado na sede local. São Bento, rogai por nós!


domingo, 10 de julho de 2016

A Misericórdia de Deus Revelada ao Menino Jesus e aos Pastores

Frei Carlos Mesters 


O terceiro dia da novena de Nossa Senhora do Carmo foi celebrado, dia 09, pelo frei Carlos Mesters, e concelebrada pelos freis Reinaldo e Marcelo de Jesus, O.Carm. A missa teve início às 19h30, sob o  tema animado pelas comunidades : " A Misericórdia de Deus revelada ao menino Jesus e aos pastores".

No início de sua reflexão, frei Carlos relembrou o apelo do papa Francisco sobre o perdão e a misericórdia para vivermos melhor o Ano Santo. “Nós somos o filho pródigo, que pede a herança ao pai (ainda vivo), e depois de fazer tudo errado, se arrepende, e faz a experiência da misericórdia de Deus, que o ama e recebe de volta com festa”, afirmou o sacerdote. E ressaltou: _ Como cristãos devemos ser misericordiosos uns com os outros, devemos ter o coração aberto todos os dias, e vivermos atentos as surpresas de Deus_ disse o frei carmelita. 
Igreja do Carmo lotada em todos os dias da novena 
     “Olhe sempre para Jesus, Ele é a misericórdia de Deus”, nos ensina Frei Carlos Mesters

Ainda durante a homilia, frei Carlos nos recorda Maria que serviu ao esposo José, indo com ele até Belém serviu ao menino Jesus, recém nascido na gruta de Belém. Lucas (2,1-7-19). E comentou: O imperador de Roma decretou o recenseamento de todos os habitantes do império. Por isso, José teve que viajar de Nazaré até Belém, mais de cem quilômetros. Mesmo estando grávida de quase nove meses, Maria acompanhou José, seu esposo, nesta longa viagem. Ela queria estar com ele para poder servi-lo. Estando em Belém, chegou a hora do parto. Ela deu a luz a Jesus numa estrebaria dos animais e colocou o menino numa manjedoura. Não havia berço, pois não havia lugar para eles na hospedaria. Como esposa Maria serviu a José. Como mãe prestou os primeiros serviços ao menino Jesus que acabava de nascer.

Momento de fé e oração dos devotos
Abraços da paz durante a celebração 

A novena continua neste domingo, na Igreja do Carmo, hoje começa mais cedo, às 18h.Não haverá Missa hoje às 20h.
De 11 até 15 de julho, a novena continua às 19h30. No dia da festa, 16 de julho, às 17h, haverá procissão, seguida da Missa Solene. Salve Maria, a Virgem do Carmelo!   
   

Redação: Pascom
Dalizania Melo