domingo, 29 de maio de 2016

Celebramos a Eucaristia com Amor


   Hóstia Consagrada : "Tomai, todos e comei: isto é o meu corpo, que será entregue por vós", disse Jesus 

Os paroquianos celebraram nesta quinta-feira (26) a Solenidade de Corpus Christi, uma das datas mais importantes do calendário católico. As atividades começaram bem cedo, com a ornamentação do tapete na Rua do Comércio, preparado pelas comunidades e movimentos da Paróquia. Mãos de crianças, adultos, jovens e até idosos trabalharam com muita dedicação e carinho para fazer o tapete temático, e receber o ostensório com Jesus na Hóstia Consagrada.

Às 16h, na Igreja do Carmo, teve início a Santa Missa, presidida pelo frei Marcelo de Jesus e concelebrada pelo frei Reinaldo e os diáconos Marcelo e Nei campos. Durante a celebração os fiéis colaboraram com o quilo de alimento, que serão doados aos mais necessitados. “Diante da situação política-econômica em nosso País, precisamos ser mais generosos com os mais pobres”- recomendou frei Marcelo.

Ainda em sua mensagem, o sacerdote falou sobre a importância da comunhão, de comungar por inteiro a palavra; e o corpo e sangue de Jesus. “ O amor de Deus em primeiro lugar, o católico não deve faltar a Missa aos domingos, pois a ausência é injustificável”, disse frei Marcelo.







 Após a Missa, por volta das 17h40, os fiéis seguiram em procissão pelo centro da cidade, passando pelo largo da Praça do Zumbi, até chegar a Matriz, onde ocorreu o encerramento da celebração com a benção do Santíssimo.








        No final da procissão, padre Marcelo realizou as bênçãos finais, encerrando a grande festa da Eucaristia. 




  Origem de Corpus Christi 

A expressão Corpus Christi é de origem latina e significa “Corpo de Cristo”. A solenidade ocorre sempre na quinta-feira depois da celebração de Pentecostes. Segundo a história da Igreja, sua  origem  surgiu  em 1243, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teve visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Em 1264, o Papa Urbano IV,  estendeu a festa para toda a Igreja, e desde essa época, a procissão com a Hóstia consagrada, é  conduzida em um ostensório pelas ruas, no meio do povo católico do mundo inteiro.











Fotos e redação: Pascom 
Dalizania Melo

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Solenidade de Corpus Christi nesta quinta-feira

Doação do quilo


A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de acordo com a carta dos Bispos do Leste 1, Estado do Rio de Janeiro, divulgada pela CNBB convida a todos os fieis a participarem intensamente da Solenidade de Corpus Christi, dia 26 de maio, com a colaboração da campanha do quilo.

A programação começa bem cedo, na quinta-feira, com a  confecção dos tapetes preparado pela comunidade.


Missa Solene


 Às 16h, haverá Missa Solene na Igreja do Carmo, seguida de Procissão de Corpus Christi pelas ruas da cidade com tapete ornamentado pelas comunidades. 


Confira o trecho da carta dos bispos


 "Contemplando o mistério do Deus-Amor, que se fez pão descido do céu, convocamos os católicos a participarem intensamente da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, a ser celebrada este ano no dia 26 de maio. Em cada uma de nossas dioceses, haverá procissões e outros momentos em honra do Santíssimo Sacramento. Além das orações para pedirmos perdão pelos pecados e forças para a transformação do mundo, conclamamos os católicos a exercitarem, de modo ainda mais generoso, o sentimento de partilha, recolhendo em cada procissão ou outro evento, alimentos a serem imediatamente enviados a quem necessita. Todos nós vivenciamos preocupações quanto ao dia de amanhã e, com isso, corremos o risco de nos fecharmos em torno da proteção daqueles que amamos. No entanto, consideramos importante alertar para o fato de que, em Deus, amamos todos os seres humanos e o que acontece com um só ser humano, afeta a toda a humanidade", Orani João Cardeal Tempesta, Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro e Presidente do Regional Leste 1 – CNBB.



Festa de Nossa Senhora de Fátima na Praia do Anil


A comunidade da Praia do Anil comemora a festa de sua padroeira Nossa Senhora de Fátima neste final de semana. A programação começou com tríduo na terça-feira, 24, e segue até dia 28 de maio. Confira:

25/05 - quarta-feira
19h30 - celebrante: Grupo São Miguel Arcanjo 
Local: Comunidade Menino Jesus de Praga

26/05 - quinta-feira
16h - missa de Corpus Christi seguida de procissão
Local: Igreja do Carmo

27/07 - sexta-feira
19h30 - celebrante: Grupo Jovem Esperança do Amanhã
Local: Sede - Rua Sargento José da Silva, Praia do Anil

28/05 - sábado: Festa de Nossa Senhora de Fátima
17h - procissão e missa, saindo da Praça Governador Ari Parreira, na Praia do Anil
Levar vela.

Festa de Nossa Senhora de Fátima na Fortaleza


Após a missa festiva em honra a Nossa Senhora de Fátima, realizada na capela da Fortaleza, dia 21 de maio, Frei Marcelo de Jesus posando com as ministras e coordenadoras daquela comunidade. 




segunda-feira, 23 de maio de 2016

Encontro com as CEBS em Angra

Ontem, 22 de maio, acolhemos em nossa Paróquia, no Convento do Carmo, irmãos das CEBS (Comunidades Eclesiais de Base) e tivemos a presença de 40 pessoas, entre elas: 1 bispo, 3 padres, diáconos e 1 pastor.

O evento marcou a preparação para o encontro Intereclesial que acontecerá em janeiro de 2018 em Maringá, no Paraná, onde as comunidades de todo Brasil e outros países, celebrarão o amor de Deus com os demais irmãos, independente de credo mas, que promovem e partilham a luz do Evangelho de Deus.

Que Maria nossa Mãe esteja a frente nos conduzindo e esse caminhar onde todos nossos irmãos sejam lembrados nesta celebração da vida comunitária; rezem conosco para que o Amor de Deus seja sinal de vida em nós.

Fonte: Sebastião Pereira
Foto: Alex Almeida

Solenidade ao Sagrados Coração de Jesus



O tríduo começa dia 31 de maio e segue até dia 2 de junho. No dia 3 haverá missa e procissão em solenidade ao Sagrado Coração de Jesus, na Igreja Matriz. No dia 12 de junho, dia dos namorados, haverá feijoada no Convento do Carmo. Participe!

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Festa de Nossa Senhora de Fátima


Convidamos a todos para o Tríduo em honra a Nossa Senhora de Fátima, às 19h30, na Capela da Comunidade da Fortaleza. A Missa festiva será no dia 21/05, sábado, após a procissão às 18h30, naquela comunidade. Venha participar conosco! Nossa Senhora de Fátima, Rogai por nós!

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Festa do Divino Coroada com Fé e União das Comunidades

Neste domingo (15), Dia de Pentecostes, a programação da Festa do Divino Espírito Santo  encerrou-se  com a procissão, às 19h. A primeira atividade do dia, começou às 5h da matina  com a Missa do Amanhecer, animada pelas comunidades , que  carregavam suas bandeiras vermelhas com as mensagens dos dons do Espírito Santo: Fortaleza, Ciência, Conselho, Sabedoria, Piedade, Entendimento e Temor a Deus.
DSC00641
Em seguida os fiéis com grande alegria se reuniram para o tradicional café comunitário servido em frente a Igreja Matriz. “Apesar de todos os preparativos serem antecipados, a véspera é de correria para o café da manhã”, disse Alessandra  Ciza, coordenadora da RCC, que ficou satisfeita com a colaboração e doações recebidas.
DSC01109
Ainda na manhã de domingo, foi celebrada a Missa Solene, às 10h com a presença do Menino Imperador e seu séquito, a Folia de Reis e a banda de música. Após a celebração houve o corte de bolo. Na sequência, O Menino Imperador e a comitiva seguiram em passeata até ao Asilo São Vicente de Paula para visitar os idosos. Momento de muita emoção!

Na parte da tarde aconteceu a última Missa do dia, às 16h, também na Igreja Matriz, celebrada pelo pároco frei Marcelo de Jesus.  Na sequência, os fieis participaram da procissão acompanhando o andor de Nossa Senhora  com a imagem do Espírito Santo, juntamente com os  freis, diáconos, coroinhas, ministros, o Menino Imperador, as meninas representado os arcanjos , as irmandades representadas  e os devotos com as bandeiras do Divino.

"Foi tudo muito lindo, divino!", disse dona Regina Célia, moradora de Niterói que veio para Angra participar de um evento cultural do Ateneu e acabou participando da Festa do Divino.
IMG_20160515_182358746


Esse ano o império foi montado ao lado da Igreja Matriz, onde aconteceram as apresentações das danças folclóricas. A programação cultural teve apoio da Cultuar
DSC01151

Veja mais fotos clicando aqui.

sábado, 14 de maio de 2016

Celebrações da Festa do Divino seguem até domingo Menino Imperador chega ao Cais de Angra


A tradicional chegada do Menino Imperador no Cais Santa Luzia, aconteceu nesta sexta-feira, 13, pela manhã, com as boas vindas do vice-prefeito Leandro Silva, do presidente da Cultuar, Délcio Bernardo e do frei Marcelo de Jesus.
O Menino Imperador, Pedro Henrique Moreira Araújo, e seu séquito, formado por pelos jovens Gabriel Fonseca do Amaral (guarda-estoque), Luiz Guilherme Cândido de Oliveira (mordomo), Caio Henrique Reis, Guilherme Netto Moreira, Lauro Carvalho de Araújo e João Gabriel Pinto dos Reis (vassalos) chegaram em um barco todo ornamentado no Cais de Santa Luzia, onde o povo o aguardava, junto com as autoridades municipais.
 Eles seguiram em passeata pelas ruas do Centro com as figuras folclóricas da burrinha, vaca malhada (Felipe Valente), bate-moleque (Gustavo Valente) e os anjos (Maria Fernanda de Souza Reis, e Bruna Silva Pereira Pinto).


Depois, O Menino Imperador e a comitiva saíram em passeata pelas ruas da cidade. Pararam na sede da delegacia e, simbolicamente, o Menino Imperador libertou um preso. A encenação faz parte da tradição da festa. Antigamente a cena era real, pois o Menino Imperador libertava alguém que já estava para terminar a pena de prisão. Como não há mais presos em Angra, a soltura é simbólica e foi interpretada pelo diretor cultural da Cultuar, o ator Bruno Marques.

O cortejo pelo centro da cidade foi animado pelos grupos folclóricos, folias do Divino, Banda Jardim Sarmento, além da burrinha, vaca malhada e o bate-moleque. O grupo seguiu pela Rua do Comércio, puxado pelos componentes das danças – as crianças dos Coquinhos e os Velhos, todos vestidos a caráter.


“Mesmo que seja uma festa mais modesta que os últimos anos, estamos conseguindo manter a essência da festa do Divino, que é a união. A programação religiosa está acontecendo de forma plena e não deixaremos de ter a programação cultural “ detalhou o presidente da Cultuar, Délcio Bernardo.

CAFÉ DA MANHÃ e ALMOÇO CELEBRAM A UNIÃO DA FESTA

Um farto café da manhã comunitário foi oferecido hoje na Igreja Católica do Morro da Fortaleza, comunidade católica de Nossa Senhora de Fátima. O cortejo, que levou a população para o café, saiu da Igreja Matriz às 6h, com a Banda Jardim Sarmento. Os músicos seguiram cantando as tocatas em homenagem ao Divino Espírito Santo pelas ruas do Centro até o Morro da Fortaleza. O frei Marcelo de Jesus fez uma linda oração em homenagem ao Menino Imperador, à Festa do Divino e à Nossa Senhora de Fátima, que tem seu dia celebrado na data de 13 de maio.



Ao meio dia aconteceu o almoço que reuniu milhares de pessoas no pátio do Convento do Carmo. Foi servido strognoff de frango e refrigerante. Tudo preparado pela equipe de voluntários (pastorais e Movimentos)  da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. A união faz a força, dizia o frei.  










A programação da Festa do Divino segue até domingo. Ainda na sexta, às 19h30, aconteceu a Missa Solene de recebimento das bandeiras do Divino e a coroação do Menino Imperador. No sábado, às 10h, acontece o Encontro Celebrativo do Séquito, com os catequizandos da paróquia. Às 19h30, é a vez do encerramento da novena na Igreja Matriz. Às 21h30, serão apresentadas as duas danças folclóricas: Coquinhos e Velhos. Na sequência, haverá a queima do quadro Glória.


No domingo, dia de Pentecostes e ponto alto da festa, haverá, às 5h, o Amanhecer no Espírito Santo, na Igreja da Matriz, seguida de café comunitário, preparado pela renovação carismática. Às 10h, haverá missa solene de Pentecostes, seguida de corte do bolo. Às 11h, o Menino Imperador visita o Asilo São Vicente de Paula e, às 16h, acontece a missa e procissão do Divino Espírito Santo, com descoroamento do Menino Imperador.


PROGRAMAÇÃO DA FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO 2016
Tema: O Espírito Santo e a Misericórdia de Deus

8º Dia – 13/5: Volta das comunidades com as bandeiras do Divino
7h – Café da manhã na comunidade do Menino Imperador – Morro da Fortaleza
11h – Chegada do Menino Imperador no Cais Santa Luzia
12h – Almoço no Carmo
19h30 – Oitavo dia de novena, com coroação do Menino Imperador
9º Dia – 14/5: encerramento da novena – Igreja Matriz
10h – Encontro celebrativo do séquito com todos os catequizandos da paróquia.
19h30 – Missa, apresentação do Menino Imperador e seu séquito,
21h30 – Apresentação das danças folclóricas e queima do quadro Glória.

Domingo, 15/5 – Solenidade de Pentecostes
5h- Amanhecer no Espírito Santo - Saída das comunidades até a Igreja da Matriz para a santa missa, seguida de café comunitário, preparado pela renovação carismática.
10h- Missa solene de pentecostes, seguida de corte do bolo.
11h- Visita do Menino Imperador ao Asilo São Vicente de Paula
16h – Missa e procissão do Divino Espírito Santo com descoroamento do Menino Imperador.



Fotos: Dalizania Melo (Pascom) 
Colaborou: Cristina Silva 

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Festa do Divino em Angra

De hoje, 11, até domingo, 15, dia de Pentecostes as cidades de Angra dos Reis e Paraty estão em festa com uma extensa programação para celebrar a Festa do Divino Espírito Santo. Confira a programação religiosa e cultural deste ano.

"Os devotos do Divino vão abrir sua morada, pra bandeira do menino ser bem-vinda, ser louvada, ai, ai...". Assim como anuncia a canção eternizada na voz de Ivan Lins, se aproxima a chegada do Menino Imperador, representado pelo jovem Pedro Henrique Moreira Araújo, que aporta no Cais Santa Luzia, em Angra dos Reis, nesta sexta-feira, 13, às 11h. A Festa do Divino Espírito Santo segue até domingo, 15.

9fc973d8-2539-4f94-90a5-345777fa2842

Ainda na sexta, após sua chegada, o Menino Imperador caminhará com seu séquito até a delegacia, onde irá soltar um preso (interpretado pelo ator Felipe Santana). Dali, percorrerá as ruas de Angra saudando e convidando a população para o almoço comunitário no salão ao lado da Igreja do Carmo. À noite haverá missa de coroação do Menino Imperador.

Já no sábado, pela manhã, às 10h, acontece o encontro celebrativo do séquito com todos os catequizandos da paróquia. Às 19h30, missa de apresentação do Menino Imperador e seu séquito. Na sequência, apresentação das duas principais danças típicas (Coquinhos e Velhos) e a queima do quadro Glória, após as apresentações das danças na noite de sábado, dia 14. No domingo acontece, às 5h, o amanhecer no Espírito Santo, seguido de café da manhã comunitário. Às 10h, na Matriz, será a missa de Pentecostes, seguida do corte do bolo. Por volta das 11h, o Menino Imperador visita o asilo São Vicente de Paula. Às 16h, parte da Matriz a missa e procissão do Divino com descoroamento do Menino Imperador.

DSC00520
Pedro Henrique representando o Menino Imperador (centro) com seu séquito
O séquito do Menino Imperador é formado por pelos jovens Gabriel Fonseca do Amaral (Guarda-Estoque), Luiz Guilherme Candido de Oliveira (Mordomo), Caio Henrique Reis, Guilherme Netto Moreira, Lauro Carvalho de Araújo e João Gabriel Pinto dos Reis (Vassalos) e seguirá em passeata pelas ruas do Centro com as figuras folclóricas da burrinha, vaca malhada (Felipe Valente) e bate-moleque (Gustavo Valente) e os anjos (Maria Fernanda de Souza Reis, e Bruna Silva Pereira Pinto).

Novenário:

7º Dia – 12/5: comunidades
Missionários da misericórdia: dom do santo temor de Deus

8º Dia – 13/5: Volta das comunidades com as bandeiras do Divino
7h – Café da manhã na comunidade do Menino Imperador – Morro da Fortaleza
11h – Chegada do Menino Imperador no Cais Santa Luzia
12h – Almoço no Carmo
19h30 – Oitavo dia de novena, com coroação do Menino Imperador

9º Dia – 14/5: encerramento da novena – Igreja Matriz
10h – Encontro celebrativo do séquito com todos os catequizandos da paróquia.
19h30 – Missa, apresentação do Menino Imperador e seu séquito,
21h30 – Apresentação das danças folclóricas e queima do quadro Glória.

Domingo, 15/5 – Solenidade de Pentecostes
5h- Amanhecer no Espírito Santo - Saída das comunidades até a Igreja da Matriz para a santa missa, seguida de café comunitário, preparado pela renovação carismática.
10h- Missa solene de pentecostes, seguida de corte do bolo.
11h- Visita do Menino Imperador ao Asilo São Vicente de Paula
16h – Missa e procissão do Divino Espírito Santo com descoroamento do Menino Imperador.

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Círculos Bíblicos com Frei Carlos Mesters


A Coordenação dos Círculos Bíblicos retomará seus trabalhos com Frei Carlos Mesters a partir dos dias 5 e 6 de agosto, no Convento do Carmo, no Centro de Angra dos Reis.
Confira a agenda dos encontros por Frei Carlos:

1º encontro: dias: 05 e 06 de agosto. Na sexta-feira (5) será no Convento do Carmo às 19 horas e no sábado (6), no Convento do Carmo de 08 às 12 horas.

2º encontro: dias: 09 e 10 de setembro. Na sexta-feira (9) será no Convento do Carmo às 19 horas e no sábado (10), no Convento do Carmo de 08 às 12 horas.

3º encontro: dias: 11 e 12 de novembro. Na sexta-feira (11) será no Convento do Carmo às 19 horas e no sábado (12), no Convento do Carmo de 08 às 12 horas.

Os encontros são abertos a todos. Participe!

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Domingo Dia de Celebração Eucarística

Na missa deste último domingo (8), Ascensão do Senhor, a Igreja celebrou também o Dia das Mães , o Dia das Comunicações Sociais e da Unidade dos Cristãos. Para homenagear as mães um grupo de crianças da catequese da Paróquia Nossa Senhora da Conceição surpreendeu as mamães que participaram da santa Missa, 9 da manhã, na Igreja Matriz.

Algumas crianças, com figurinos de gente grande, representaram diversos tipos de mães : a médica, advogada, professora, religiosa, dona de casa, enfim um pouco de cada . Além desse momento especial, durante a procissão de entrada, houve a coroação à Nossa Senhora com cantos interpretados pelas crianças. 




 

No final da celebração eucarística, frei Marcelo de Jesus convidou todas as mães para receber a benção solene, no altar. Muita emoção nesta hora e cumprimentos com abraços da paz de Cristo.