terça-feira, 28 de abril de 2015

Festa no Bonfim neste fim de semana

 No próximo feriadão, dia 1º de maio, Dia do Trabalhador, será comemorada a tradicional Festa do Bonfim, padroeiro da comunidade: Bom Jesus do Bonfim.


A programação religiosa começa na quinta-feira, dia 30, com o tríduo preparatório para a Festa, sempre às 19h30, na capela que fica sobre o mar. A embarcação sairá do cais da praia do Bonfim às 19h. No domingo (3), dia da festa, haverá alvorada festiva às 5h, seguida de peregrinação pelas ruas do bairro. O tradicional café da manhã começa às 6h. Às 10h será realizada missa solene na Capela e às 16h a procissão irá percorrer o todo o Bairro do Bonfim, terminando na praia, com a queima de fogos.
  
Paralela à programação religiosa, a Prefeitura de Angra, por meio da Fundação Cultural do Município de Angra dos Reis (Cultuar) e da Secretaria Municipal de Esportes está promovendo a programação cultural com shows à noite, e também programação esportiva, que acontecerá no domingo, dia 3. Às 9h acontece a II Etapa do Circuito de Biatlon de Angra dos Reis. Às 9h30 futevôlei e às 10h festival de canoagem. Participe!

Programação
Religiosa
30/04 – Quinta-Feira
19h30 – Realização do 1º Dia do Tríduo
Comunidade Bonfim e Vila Velha
Celebrante: Diácono Evilásio

01/05 – Sexta-feira
19h30 – Realização do 2º Dia do Tríduo
Grupo Jovem Efatá (Pastoral da Juventude)
Celebrante: Ministro Serginho

02/05 – Sábado
19h30 – Realização do 3º Dia do Tríduo
Pastoral Familiar
Celebrante: Diácono Nei

03/05 – Domingo
05h – Alvorada Festiva
5h30 – Peregrinação Pelas ruas do bairro
6h – Café Comunitário
10h- Missa Solene na Capela
16h – Procissão



quinta-feira, 23 de abril de 2015

São Jorge, o mártir da fé!












O Dia de São Jorge, nesta quinta-feira(23) é celebrado pelos católicos, com missa festiva, na Igreja Santa Luzia, às 10h. O presidente da celebração, frei Fernando recordou a história de São Jorge, considerado pela Igreja, como o mártir da fé. Segundo a tradição, São Jorge  era soldado do exército e foi contra a determinação do imperador em matar os cristãos.A atitude foi considerada uma afronta pelo imperador e o soldado foi torturado para que negasse sua fé em Jesus Cristo. Mas, como não renunciou ao cristianismo , acabou morrendo pela sua fidelidade e amor a Deus, mas que sua própria vida.
Após a santa missa, os fiéis seguiram para o Clube Comercial, onde foi servido o almoço com direito a refrigerante, oferecido pelos festeiros Roberto e sua esposa.

A procissão com a imagem de São Jorge, em cima do cavalo branco, acontece às 16h pelas ruas do centro da cidade. Acompanha a procissão o andor com a imagem de São Expedito, comemorado dia 19 de abril.Em seguida, coquetel e corte de bolo para festejar os santos, que lembram os católicos a testemunhar o evangelho de Jesus Cristo.  São Jorge, rogai por  nós!
















Pascom

terça-feira, 21 de abril de 2015

Primeira Comunhão

A catequista Márcia Meira, posando com a turma que acaba de receber a Primeira Eucaristia, na Missa de Domingo, 19 de abril,  na Capela da Comunidade Menino Jesus de Praga, no Morro da Caixa Dágua. Deus seja Louvado!  A alegria do Senhor é a nossa salvação!

sábado, 18 de abril de 2015

Grupo Luz Divina no Rio

A Companhia de Reis Luz Divina de Angra dos Reis se apresentou no Palácio Guanabara no Rio, no dia 15 de abril para o lançamento do Guia Cultural da Costa Verde. Parabéns a toda equipe pelo sucesso!

terça-feira, 14 de abril de 2015

Pastoral da Juventude e a Páscoa na Casa Abrigo


Na tarde do dia 11 de Abril, Sábado, o Grupo Jovem Efatá da Paróquia de N. S. da Conceição do Centro de Angra, realizou a Páscoa na Casa Abrigo da Criança e do Adolescente Roger Agnelli


Foi um dia maravilhoso onde a juventude pode interagir com as crianças e adolescentes, dando e recebendo carinho através de jogos, brincadeiras, pinturas, pupa-pula, abraços e muito mais. Claro que não poderia faltar os ovos de páscoa para adoçar ainda mais o dia de festa. 

A Casa Abrigo é um lar provisório, onde crianças e adolescentes têm a possibilidade de se reequilibrar, resgatar a autoestima, desenvolver valores, aprender a viver em comunidade, a compartilhar, brincar, sonhar e sorrir. 

Criada em 1995, a Casa Abrigo acolhe, em caráter provisório e excepcional, crianças e adolescentes até os 18 anos afastados da família por medidas protetivas, por orientação do Conselho Tutelar ou decisão do Poder Judiciário, normalmente em função de violência, negligência ou abuso. A finalidade do trabalho desenvolvido pela Casa Abrigo é de reintegrar os menores ao convívio familiar e comunitário. O lar funciona de segunda a domingo e é administrada pela Secretaria Municipal de Ação Social.

O abrigo hoje oferece, para 32 crianças, cuidados diários como alimentação, acompanhamento escolar e médico, atividades lúdico-pedagógicas e atendimento às famílias, visando prepará-las para assumir a responsabilidade de seus filhos com afeto, segurança moral e material que necessitam. Por isto é tão importante o envolvimento de toda a comunidade com essas crianças para que as mesmas possa, através do carinho e afeto, se sentirem queridas e amadas.

Fonte: PJ Pastoral da Juventude
 

sábado, 11 de abril de 2015

Vigília da Divina Misericordia


A comunidade do Morro do Carmo convida a todos para celebração em comemoração ao Dia da Divina Misericórdia, que acontece neste sábado, 11 de abril, às 19h30min, na capela do Profeta Santo Elias.
Após a celebração haverá Vigília a noite toda. Venha orar conosco! Jesus eu confio em Vós!
Paróquia Nossa Senhora da Conceição

Linda homenagem ao Glorioso São Benedito em versos poéticos !

terça-feira, 7 de abril de 2015

Procissão de São Benedito !

                         Seguindo à tradição, a procissão percorreu o trajeto de sempre, unida ao povo e toda Irmandade do Glorioso São Benedito. Foi  conduzida pelo Frei Fernando,  saindo da Igreja Matriz e contornando o centro da cidade. Passando pela Igreja de Santa Luzia, sede da Irmandade, seguindo para Igreja do Carmo. Quando passou em frente  a casa do Sr. Carlinho, e este encontrava-se na janela, todo povo parou e diante do andor do Santo,  rezaram  pela sua recuperação. Continuou pela rua da Conceição até o largo da Matriz, onde houve uma linda homenagem ao Padroeiro, em memória a uma irmã, poetiza, foi declamado uma de suas poesias em honra ao Santo, onde repetia-se entre as estrofes "...lembrando a todos que hoje é dia de São Benedito !"















segunda-feira, 6 de abril de 2015

Missa Campal em comemoração ao dia de São Benedito

       
              Nesta manhã, às 10h,  foi celebrada a Missa festiva em honra à São Benedito. Presidiram esta celebração o Bispo José Ubiratan, Frei Fernando, Pároco, Diácono Nei, Ministro da Eucaristia e Leitores da Palavra,e claro, não podendo faltar, os numerosos irmãos da Irmandade do Glorioso São Benedito. E para alegria de todos presentes, o Provedor da Irmandade, Sr. Carlindo  abrilhantou a homenagem com sua querida presença.
             Abrindo a cerimônia o Maestro Milton e sua Banda, entoou emocionando a todos o Hino Nacional, e a  animada Banda Petrus cantaram lindos louvores.
             Para acolher este evento foi preparado, como nunca se viu, uma estrutura com tendas no largo da Matriz e um enorme palco onde instalou-se o santo altar.
             Dom José Ubiratan em sua homilia,  nos lembrou da morte de Jesus na cruz  "... a comunidade ficou sentindo-se desamparada desnorteada, quando no dia da Pascoa Jesus ressuscitado vence a morte e aparece para aquelas mulheres que foram ao túmulo visitar... Jesus ressuscitado ele vai dá a sua primeira mensagem para a Páscoa,  Alegrai-vos, foi o disse ... o cristão que vive a sua fé  deve ser portador da alegria... este grande mistério da fé que brota do coração e que nos leva a celebrar a presença do Senhor ressuscitado."





                    Ao final da celebração, a Irmandade presenteou à todos, com lembrancinhas e o pão abençoado! E seguiram em direção ao CEAV, para um delicioso almoço comunitário.