segunda-feira, 30 de junho de 2014

Festa de São Pedro e São Paulo


 Neste domingo, dia 29 de junho, celebramos a solenidade de dois grandes santos que representam a coluna da Igreja: Pedro e Paulo.
Durante a homilia, frei Fernando explicou que Pedro,  foi testemunha  de Cristo, que lhe disse: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”, e o nosso papa é o seu sucessor de Pedro nos tempos de hoje, concluiu o pároco.   “ Quando se fala de Paulo, lembramos do carisma de evangelização e da pregação, depois da sua conversão”, declara  o sacerdote.  A exemplo desses dois santos, cada um de nós devemos nos converter para Cristo e seguir seus ensinamentos, e assim, nos tornar essa Igreja viva”, finaliza o Frei Fernando.
Após a missa solene, às 9h da manhã, na Igreja Matriz, as imagens dos santos Pedro e Paulo seguiram em procissão até o Caís Santa Luzia, de onde embarcaram de barco  até a Vila Velha, com a comunidade em festa.
São Pedro e São Paulo, Rogai por nós!
Fotos : Vânia Conceição Pascom















Sagrado Coração de Jesus



 A Associação do Apostolado da Oração da Paroquia da Nossa Senhora da Conceição realizou a tradicional festa em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus de 24 à 27 de junho, na Igreja Matriz. Durante o Tríduo os féis refletiram sobre o tema"Sagrado Coração de Jesus,ajudai-nos reconhecer Cristo no irmão e praticar a caridade." 

A missa solene foi celebrada na sexta-feira(27), pelo pároco frei Fernando e o vigário frei Reinaldo e o diácono Ney. Após a missa os fiéis seguiram em procissão pelo centro da cidade, acompanhado da banda de música com cânticos de louvor e oração. 
 Fotos :Vania Conceição Pascom.

















quarta-feira, 25 de junho de 2014

Tríduo do Sagrado Coração de Jesus

Confira as fotos do primeiro dia do Tríduo em honra ao Sagrado Coração de Jesus, que reuniu membros do Apostolado da Oração e a comunidade católica, ontem (24), na Igreja Matriz. 




C

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Solenidade de Corpus Christi

Nesta quinta-feira chuvosa o dia de Corpus Christi foi lembrado com missas na Igreja Matriz. Apesar do mau tempo, os católicos da Paróquia Nossa Senhora da Conceição acordaram cedo para preparar o tapete ornamental em homenagem a Jesus presente na eucaristia. A rua do centro da cidade e em frente a Matriz ganhou desenhos de símbolos religiosos, feitos  com serragem, folhas, sal e pó de café. Mas devido as chuvas a procissão não saiu pelas ruas e aconteceu dentro da Igreja Matriz, após a missa solene, às 17h.
“Celebrar o dia de hoje é celebrar a nossa identidade de cristão ”disse frei Fernando durante a missa de Corpus Christi. O sacerdote explicou que a Igreja comemora esta data festiva para lembrarmos da importância da eucaristia (pão e vinho)  que é o próprio corpo e sangue de Jesus, depois da consagração no altar.  “Após a consagração já não é mais pão e vinho, a aparência é a mesma, mas o sentido é transformado. Ao assumirmos esse mistério, assumimos o Cristo dentro de nós, e o seu projeto de vida ,para que possamos transformar o mundo”,concluiu o sacerdote.
Depois da missa solene, houve a benção do Santíssimo Sacramento de  Eucaristia , como  fonte e centro da vida da comunidade cristã.

Fotos: Dalizania Melo    















"Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna,e eu o ressuscitarei no ultimo dia " jo 6,54"

quinta-feira, 19 de junho de 2014

MUDANÇA NA PROGRAMAÇÃO DE CORPUS CHRISTI

 
A T E N Ç Ã O
 
 
DEVIDO TEMPO INSTÁVEL,
A PROGRAMAÇÃO DE CORPUS CHRISTI
FOI MODIFICADA.
 
A MISSA QUE SERIA CAMPAL, NA PRAÇA ZUMBI DOS PALMARES, SERÁ REALIZADA NA IGREJA MATRIZ.
 
SE NÃO ESTIVER CHOVENDO HAVERÁ A PROCISSÃO SAINDA AS 16HS DA IGREJA DA O.T. DO CARMO EM DIREÇÃO A IG. MATRIZ E EM SEGUIDA A MISSA.
 
SE ESTIVER CHOVENDO, NÃO HAVERÁ A PROCISSÃO, MAS HAVERÁ MISSA NA IGREJA MATRIZ, COM INÍCIO AS 16:30.
 
AGRADECEMOS A COMPREENSÃO.
VENHAM PARTICIPAR.  

 
 
 


quarta-feira, 18 de junho de 2014

Peregrinação Diocesana a Aparecida- SP

Será realizada a Peregrinação Diocesana para a Cidade de Aparecida - SP, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição estará levando Três ônibus, Saída no dia 04 de Julho - Sexta-feira ás 22 horas, passaremos o dia de sábado lá e retornaremos assim que acabar o evento.
Chegada prevista para o sábado (05) a noite.
Garanta já sua vaga!
Valor: R$:50,00 



Programação de Corpus Christi


A Paróquia Nossa Senhora Conceição convida a todos para participar  da programação de Corpus Christi, nesta quinta feira,19 de junho:
Procissão às 16h,saindo em frente da Igreja do Carmo com cortejo pela rua do centro da cidade até chegar a praça do Zumbi (próximo ao mercado ), onde será celebrada a Missa campal. Participe !

* A confecção do tapete ornamental terá início às 8h da manhã, desta quinta-feira. Contamos com sua colaboração e desde já agradecemos.

Fotos: Arquivo Pascom


terça-feira, 17 de junho de 2014

Missa de 7º Dia de Dom Vital.

          

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO: Saudades !

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO: Saudades !: Foi  realizada ontem (16), às 19h30, na Igreja Matriz, a missa de sétimo dia em intenção da alma do nosso querido frei dom Vital Wilderink....

Saudades !

Foi  realizada ontem (16), às 19h30, na Igreja Matriz, a missa de sétimo dia em intenção da alma do nosso querido frei dom Vital Wilderink. Durante a celebração presidida pelo frei carmelita, Petrônio Miranda,ele convidou a Nilza (secretária da paróquia) para falar um pouco sobre a vida de Dom Vital. Emocionada, Nilza lembrou de uma das canções favoritas do bispo, que vivia no sertão de Lídice, onde também veio a falecer. O trecho da  música “Luar do Sertão” de Luiz Gonzaga, juntamente com a foto de Dom Vital foi impressa e distribuída aos fiéis após a missa.  Aproveitamos para reproduzi-lo em nosso blog.  

"Não há,oh gente,oh não luar como esse do sertão!
Ai,quem me dera que se eu morresse lá na serra abraçada á minha terra..."  


Dalizania Melo
Pascom





segunda-feira, 16 de junho de 2014

Missa de 7° dia de Dom Vital

A  Paróquia Nossa Senhora da Conceição convida para missa de 7° dia,do saudoso Dom Vital Wilderinck, que  será celebrada nesta 2° feira, às  19 h:30 min , na Igreja da Matriz.

Contamos com sua presença!

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Despedidas de um grande servo de Deus





Faleceu dia 11, o bispo emérito da diocese de Itaguaí (RJ), dom Vital João Geraldo Wilderinck, em um acidente de automóvel, próximo a Lídice, onde atualmente morava o bispo.
Depois do velório realizado na catedral São Francisco Xavier, no centro de Itaguaí, a missa solene, às 17h,  foi presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta,  e em seguida o sepultamento no mesmo local.
Dom Vital era natural de Deventer, Holanda. Foi ordenado presbítero em 07 de julho de 1957 em Roma, Itália, e nomeado bispo em 14 de junho de 1978, sendo ordenado em 13 de agosto do mesmo ano, em Volta Redonda (RJ).
Estudou Filosofia em São Paulo e doutorou-se em Teologia, em Roma. De 1978 a 1980, foi bispo auxiliar de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ); de 1980 a 1998, foi bispo de Itaguaí; de 1978 a 1980, foi  vigário episcopal de Angra dos Reis e de Itaguaí (RJ).
Foi também presidente da Comissão Pastoral da Terra – regional Rio de Janeiro;  membro da Comissão Episcopal de Doutrina; membro da Comissão Episcopal de Pastoral – Dimensão Bíblico Catequética; membro do Departamento de Catequese do Conselho Episcopal Latino-americano; delegado à Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a América por eleição da Assembleia da CNBB e confirmado pelo papa João Paulo II, em 1997; delegado do Sínodo sobre a Vida. 
Dom Vital,  homem de fé, exemplo de simplicidade e sabedoria , foi sem dúvida, um grande servo de Deus para nossa Diocese de Itaguai. Descansa em paz! 

Fotos: Pascom-Cristoatividade


Em nota, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta pesar pelo falecimento do bispo emérito de Itaguaí (RJ), dom Vital João Geraldo Wilderinck, ocorrido ontem, 11. O texto é assinado pelo bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner.

Leia, abaixo, a íntegra da nota: 
Mensagem de pesar pelo falecimento de dom Vital João Geraldo Wilderinck  
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB manifesta pesar pelo falecimento de dom Vital João Geraldo Wilderinck, O. Carm., bispo emérito de Itaguaí (RJ), aos 82 anos, ocorrido ontem, 11 de junho.
Natural de Devender – Holanda, dom Vital foi ordenado presbítero em 07 de julho de 1957, e bispo, em 1978. De 1978 a 1980, foi bispo auxiliar de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ); de 1980 a 1998, bispo de Itaguaí, no mesmo estado.
O seu lema, “Testemunhar o Evangelho da Graça de Deus”, foi vivido intensamente em sua caminhada episcopal, na qual com seu jeito simples e acolhedor, testemunhou o Reino de Deus, no amor.
Louvamos e agradecemos a Deus a vida e o trabalho de dom Vital ao longo de seus 57 anos de ministério ordenado, dos quais 36 como bispo, dedicando-se às atividades da liturgia, catequese, doutrina e fé da CNBB e ao Departamento de Catequese do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam).
Em comunhão com a Igreja Particular de Itaguaí (RJ), irmãos da Ordem do Carmo, familiares e amigos de Dom Vital, elevamos nossas preces para que lhe seja dada a vida em plenitude, na morada eterna.  “Servo bom e fiel! Vem participar da alegria do teu Senhor!” (Mt 25, 21).
 Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB




quinta-feira, 12 de junho de 2014

Nota de Falecimento

Com tristeza, informamos o falecimento de Dom Vital Wilderinck, bispo emérito de Itaguaí.
O corpo de Dom Vital será velado na Catedral São Francisco Xavier em Itaguaí - RJ.
Seu sepultamento será às 18hs, após missa presidida por Dom José Ubiratan, bispo diocesano. 
 
Dom Vital, descanse em paz!