quarta-feira, 30 de abril de 2014

Festa do Bonfim anima feriado de trabalhadores

























A tradicional Festa do Bonfim de Angra dos Reis, começa nesta quinta-feira, 1º,dia do trabalhador, juntamente com a festa   padroeiro, daquela comunidade, o Senhor do Bonfim, comemorado no dia 3 de maio. Os festejos contemplam atividades religiosas, esportivas e culturais.
Todas as celebrações religiosas aconteceram na igrejinha da Ilha do Bonfim. As esportivas e culturais serão realizadas na praia, lotada de barraquinhas de comes e bebes.

 Ermida do Bonfim

A imagem do Senhor do Bonfim foi encontrada por pescador, segundo lenda De acordo com a lenda, após passar pela enseada Batista das Neves, um pescador encontrou uma imagem de Cristo Crucificado [Senhor do Bonfim] em uma pedra. Ele a levou para o convento da cidade, onde entregou ao Frei. No outro dia, após retornar da pescaria, ele se deparou com a mesma imagem. Novamente ele a pegou e entregou ao Frei, que afirmou não ser a mesma imagem, pois ela estava guardada em um local seguro.

Quando resolveu buscar para provar ao pescador, a imagem não estava no local. A situação se repetiu novamente no terceiro dia.

No dia 3 de maio de 1780 uma capela foi construída próxima ao local onde foi encontrada a imagem, que foi colocada de frente para a pedra, onde permanece até hoje.

Festa do Senhor do Bonfim
De 01 a 04 de maio de 2014.

PROGRAMAÇÃO

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA
Tema: Senhor do Bonfim fonte de: Fé, Esperança e Amor

01/05 -  quinta feira
19h30 – realização 1º Dia do Tríduo
Fé: Ministério DA EUCARISTIA
Celebrante: Capelão E Coral Nossa Senhora Da Conceição

02/05 – sexta-feira
19h30 – realização do 2º dia do Tríduo
Esperança: apostolado da oração
Celebrante: Diácono Nei

03/05 – sábado
19h30 – realização do 3º dia do Tríduo
Amor: Comunidade do Bonfim e Vila Velha

04/05 – domingo
06h – alvorada festiva
06h- penitência comunitária – percurso: ruas do bairro
06h30 – Café comunitário
10h – Missa Solene na Capela
16h- Procissão no Mar e Percorrendo as Ruas do bairro

19h – queima de fogos na capela



segunda-feira, 28 de abril de 2014

Dom Ubiratan Celebra Missa em Aparecida





Neste segunda-feira, 28 de abril, o nosso bispo José Ubiratan  Lopes presidiu a santa missa, às 9h da manhã, na  Basílica  de Aparecida com transmissão ao vivo pela Rede Vida e TV Aparecida.
Dom Ubiratan se encontra no Santuário em Aparecida do Norte, onde se prepara para participar do  52ª Assembléia Geral (AG) dos Bispos do Brasil  que começa no próximo dia 30 e segue até o dia 09 de maio. O encontro vai reunir  mais de 300 bispos de todo Brasil. O evento religioso, será realizado no  Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP), onde serão debatidos  temas prioritários, dez temas diversos e o tema central “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”. A pauta conta também com retiro, reuniões, celebrações especiais e comunicações.
 Durante a programação do encontro da  52ª AG, dia  1º de maio, às 20h30, haverá a entrega dos Prêmios de Comunicação, no Auditório da TV Aparecida. No dia 4 de maio, às 8 horas, os bispos celebrarão missa solene, no Santuário de Aparecida,  em honra a São José de Anchieta, o “Apóstolo do Brasil”, canonizado no último dia 3 pelo papa Francisco.
Haverá, ainda, o retiro dos bispos, no dia 3, com o tema “Caminhando na Fé”. O pregador este ano será o arcebispo de Chieti, em Vasto (Itália), dom Bruno Forte. No dia 6, os bispos participarão de uma celebração ecumênica, no Centro de Eventos. 
Durante a Assembleia serão divulgadas, ainda,  mensagens sobre o Dia dos Trabalhadores e sobre as eleições.
Neste segunda-feira, 28 de abril, Dom Ubiratan presidiu a santa missa, às 9h da manhã, na  Basílica  de Aparecida com transmissão ao vivo pela Rede Vida e TV Aparecida. Confira as fotos.
  
Fonte: Texto e fotos
Dalizania Melo (Pascom)  

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Semana Santa Une Fé e Devoção

A programação da Semana Santa em Angra dos Reis atraiu centenas de fiéis em diversas celebrações e atos religiosos por toda a cidade. Como já é tradição , os eventos foram vividos intensamente pela comunidade cristã com muita fé e devoção. Em paralelo à programação litúrgica, a Fundação Cultural de Angra (Cultuar) programou ainda eventos de teatro e música desde o sábado, 19, com a encenação do auto da Paixão de Cristo, realizada na praça da igreja Matriz, que ficou lotada. 
O 'Auto da Paixão de Cristo'  conta com cerca de 60 atores, todos do município. A  história conta a trajetória de Jesus Cristo desde o nascimento até sua morte e ressurreição. O texto mistura passagens bíblicas com um pouco das lendas e folclores da cultura angrense, como as pastorinhas e a burrinha da Festa do Divino. O resultado é um espetáculo cheio de emoção que tem a direção do ator Zequinha Miguel. Este ano a peça foi encenada, logo após a missa, reunindo fieis, turistas e moradores na plateia até a meia-noite, quando terminou a apresentação.
No domingo de Páscoa, as apresentações musicais ocorreram no palco montado no cais de Santa Luzia, também no Centro. 

Fotos: divulgação Cultuar











quarta-feira, 23 de abril de 2014

Missa dos Santos Óleos (Quarta Feira Santa)

A Missa dos Santos Óleos da Diocese de Itaguaí foi celebrada no dia 16 de Abril (Quarta-feira Santa) na Igreja São José Operário - Village.
Presidida por Dom José Ubiratan Lopes, Bispo Diocesano, com a presença do Padres que fazem parte da Diocese, a Missa teve a participação de centenas de pessoas vindas das diversas paróquias.
Nesta Missa, como o nome já o diz, houve a bênção do Óleo dos Catecúmenos (usado no batismo), a bênção do Óleo dos Enfermos (usado para a unção de pessoas em estado de enfermidade)  e a Consagração do Óleo do Crisma (usado no Sacramento da Crisma, na unção dos sacerdotes e bispos, na consagração de altares e outros lugares santos).
Esta Missa também é chamada de Missa da Unidade e nela os padres renovam as promessas sacerdotais diante do Bispo Diocesano expressando unidade e comunhão da Igreja local (Diocese).
Ao final da Missa os Santos Óleos são entregues em pequenas porções a cada paróquia que os usam nos respectivos sacramentos, configurando assim forte sinal de unidade e comunhão eclesial.
Eis abaixo algumas fotos desta Missa que contou a presença de muitas pessoas de nossa paróquia.    
 






 
 
 
 

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Programação da Semana Santa


  14 DE ABRIL - Segunda-feira Santa

19h30 – Missa (Igreja da Ordem Terceira do Carmo).
Em seguida, Procissão do Depósito com a Imagem do Senhor dos Passos, acompanhada pela Ordem Terceira do Carmo e Irmandade de São Benedito. O Apostolado da Oração e a Ordem Franciscana Secular recebem a procissão na avenida Raul Pompéia, seguindo até a Igreja Matriz.
  15 DE ABRIL - Terça-feira Santa

19h30 – Procissão do Encontro
A imagem do Senhor dos Passos sairá da Igreja Matriz, conduzida pela Irmandade de São Benedito, Apostolado da Oração, Ordem Franciscana Secular e Catequese Paroquial. A imagem de Nossa Senhora das Dores sairá da Igreja da Ordem Terceira do Carmo conduzida pela OTC até o Largo da Matriz, onde será pronunciado o Sermão do Encontro. Logo após, as imagens seguem em procissão para a Igreja da OTC.

 16 DE ABRIL - Quarta-feira 

Santa 7h30 –  Celebração das Sete Dores de Maria (Igreja Matriz)
19h – Missa dos Santos Óleos – Igreja São José Operário (Village) - Missa por ser sinal de comunhão com toda a Diocese de Itaguaí.
Obs.: Não haverá Terço nem a Novena Perpétua.

 17 DE ABRIL - Quinta-feira Santa - 1º Dia do Tríduo Pascal
15h30 – Missa (Asilo São Vicente de Paulo)
19h30 – Missa da Ceia do Senhor (Igreja Matriz) - Lava-pés e, ao final, a trasladação do Santíssimo com adoração até as 22h.

- 18 DE ABRIL - Sexta-feira Santa - 2º Dia do Tríduo Pascal
8h – Adoração ao Santíssimo Sacramento (Igreja Matriz)
15h – Celebração da Paixão e Morte do Senhor (Igreja Matriz)
18h – Encenação da Paixão, com a juventude paroquial (Largo do Carmo).
Em seguida, Procissão do Senhor Morto percorrendo itinerário de costume, acompanhada por todo o povo em geral. Nos diversos passos haverá o canto da lamentação com a Verônica.

 19 DE ABRIL - Sábado Santo - 3º Dia do Tríduo Pascal
19h – Celebração da Vigília Pascal (Igreja Matriz)
Bênção do Fogo, do Círio Pascal, da Água e Batismo de catequisandos e crismandos.

 20 DE ABRIL - Domingo de Páscoa
5h – Amanhecer de Páscoa
(concentração na Igreja da OTC, saindo em procissão para a Igreja Matriz onde haverá Missa e café comunitário).
18h – Missa (Igreja Matriz)
20h – Missa (Igreja Matriz)

PROGRAMAÇÃO CULTURAL
 LOCAL: PRAÇA DA MATRIZ

 19 DE ABRIL - Sábado
21h30 - Espetáculo: ‘‘A Vida e Paixão de Cristo’’
 LOCAL: CAIS DE SANTA LUZIA

 20 DE ABRIL - Domingo
20h30 - Banda Petrus

 21 DE ABRIL -Segunda-feira
20h - Banda Nossa Senhora Aparecida


Procissão e Missa do Domingo de Ramos


Para dar início à Semana Santa, centenas de católicos participaram ontem (13/04), pela manhã, da Procissão  de Ramos, que saiu da Igreja Nossa Senhora do Carmo e Profeta Elias, no Morro do Carmo até à Igreja Matriz, onde houve a missa.   A bênção dos ramos aconteceu em frente à onde também foi servido um delicioso café comunitário com muita fartura. A rua ficou fechada com apoio dos serviços de  trânsito da prefeitura. A procissão  teve início às 8 da manhã e chegou à Igreja Matriz por volta das 9h.
O Domingo de Ramos lembra a entrada de Jesus em Jerusalém. A celebração foi presidida pelo pároco Frei Fernando e contou com a reflexão do frei Victor, que está de passagem por Angra. “Em nossa caminhada durante a procissão começamos cantando 'hosana, bendito o que vem em nome do Senhor' e, ao chegarmos aqui dissemos 'Cruxifica-o'", lembrou Frei Victor, e concluiu dizendo: "Para nós cristãos a  morte e ressurreição de Cristo é o fundamento de nossa fé”.
A programação da Semana Santa continua em nosso Blog. Participe!
Confira os melhores momentos com os fashes das fotógrafas da Pascom :Vânia e Dalizânia.
























sexta-feira, 11 de abril de 2014

Procissão e Missa de Ramos

No domingo de Ramos, dia 13, as 8h, haverá a benção dos ramos e sairá a procissão da Igreja Senhora do Carmo e Profeta Elias no Morro do Carmo, seguindo pela Rua Aloísio Silva sentido a Rua Armando de Carvalho Jordão, Coronel Carvalho, Av. Raul Pompeia, Rua do Comércio, até a Igreja da Matriz. Será fechada a Rua Aloísio Silva em frente a Igreja (antigo Monte Carmelo), para o café comunitário, a partir das 6h da manhã, até a saída da Procissão. O acesso para os morros do Carmo e Caixa D'Água será pelas ruas das Palmeiras e Léo Correa da Silva (rua atrás do CEAV). As ruas por onde passará a procissão sofrerão interdições temporárias, para a passagem da procissão.
À tarde, também no domingo, dia 13, acontecerá a Procissão do Mastro de São Bendito, a partir das 16h. Os fieis sairão da Igreja Santa Luzia pela rua do Comércio, indo até a Igreja da Matriz e retornado na contramão até a igreja Santa Luzia. As ruas serão fechadas temporariamente até o término da procissão.



terça-feira, 8 de abril de 2014

Semana Santa em Angra

A programação religiosa da paróquia Nossa Senhora da Conceição, terá início no dia 11 de abril, com a via sacra paroquial. A Cultuar também preparou uma programação cultural.

As celebrações religiosas da paróquia serão realizadas de 11 a 20 de abril, com missas na igreja Matriz, procissões pelas ruas do Centro da cidade, culminando com o domingo de Páscoa, Domingo da Ressurreição.
Na segunda-feira, 21, feriado municipal de São Benedito e nacional de Tiradentes, a programação religiosa começa com missa pelos falecidos às 07h30 na Igreja Matriz e às 10h Missa festiva (campal). A tradicional procissão com a imagem de São Benedito será às 17h, saindo da Igreja Matriz.
 
Segue abaixo a programação:
11 DE ABRIL - Sexta-feira
7h30 – Missa (Igreja Matriz)
19h – Via Sacra Paroquial (Início na Igreja Matriz)
 12 DE ABRIL - Sábado
7h30 – Confissão Comunitária (Igreja Matriz)
19h30 – Missa (Igreja Matriz)

 13 DE ABRIL - Domingo de Ramos
8h – Bênção dos Ramos- Comunidade Morro do Carmo
Em seguida, Procissão até a Igreja Matriz e Missa.
18h – Missa (Igreja Matriz)
20h – Missa (Igreja Matriz)
Continuaremos com a programação em breve


segunda-feira, 7 de abril de 2014

Quaresma - Aprender com Jesus para viver como Jesus

A quaresma é um período catequético com a finalidade de nos fazer APRENDER COM JESUS PARA VIVER COMO JESUS.
Durante as cinco semanas da quaresma fomos catequizados(as) com textos bíblicos do AT e NT, sobretudo com textos dos Evangelhos que destacaram passagens da vida de Jesus.
No primeiro Domingo, Jesus venceu (RESISTIU) as tentações no deserto. As tentações estão caracterizadas nas categorias TER, SER E PODER. Se Jesus venceu (RESISTIU), nos ensina que também precisamos ser resistentes àquilo que não nos faz bem.
No segundo domingo, Jesus foi TRANSFIGURADO no topo da montanha. Transfiguração esta que revela a divindade de Jesus ao lado de Moises e Elias (a Lei e os Profetas – Jesus em plena comunhão com a historia do povo de Deus) e, em seguida, Jesus diz aos discípulos: “Levantai-vos e não tenhais medo” e desce da montanha para realizar sua missão.
No terceiro domingo, Jesus se apresenta como FONTE DE ÁGUA VIVA que sacia plenamente. Quanta sede tem o ser humano! A modernidade proclamou a “autonomia” do ser humano e, conseqüentemente, se desenvolveu o idealismo da sociedade sem Deus. No entanto, as pessoas continuam infelizes e muitas perderam o sentido da vida. As promessas da modernidade não saciaram os anseios da humanidade. Jesus é fonte que sacia e nos convida a beber desta fonte e nos pede que sejamos, também, fonte de água viva para nossos irmãos e irmãs. Fonte que gera fonte.  
No quarto domingo, Jesus realiza a CURA DO CEGO em dia de sábado. A ação de Jesus faz abrir o olhar das pessoas (este cego pode ser cada um/a de nós) e, em seguida, o olhar da sociedade, cujas estruturas também se tornaram segas, pois estão presas à sua manutenção (é sábado) enquanto que a VIDA, dom maior, fica esquecida.
No quinto domingo, Jesus realiza um dos seus grandes “sinais”. O evangelista João descreve sete sinas da vida de Jesus e um desses sinais é a RESSURREIÇAO DE LÁZARO. Jesus, antes, revela sua humanidade: chora a morte do amigo e fica comovido com a situação da família que sofre com a perda do irmão. Não nos fixemos apenas no fato, mas na mensagem que ele quer nos transmitir. Jesus diz em alta voz: “Lázaro, vem para fora!” Jesus chama Lázaro novamente à vida. Quem de nós não reagiria a tal expressão?  Lázaro reagiu. Deixou o lado da morte e retomou o caminho da vida. Portanto, Jesus quer que estejamos sempre atentos para não nos deixarmos cair no submundo da morte com nosso egoísmo, nosso rancor, nossa falta de sensibilidade e compreensão, etc. Ele nos convoca a assumir nossa missão cristã, seguindo seu caminho para que todos tenham vida em plenitude (Cf. Jo 10,10).
Analisando essa trajetória catequética da quaresma nos perguntemos: Aprendemos mesmo com Jesus? Estamos vivendo como ele viveu?
 
Boa reflexão, boa oração e boa semana a todos.
 
Fraterno abraço. Frei Fernando.