sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Tráfico Humano e Fraternidade

É para liberdade que Cristo nos libertou (GI 5,1), assim diz o refrão do hino da Campanha da Fraternidade de 2014, que teve seu primeiro ensaio , durante um encontro que reuniu mais de cem  católicos, na Igreja Ordem Terceira do Carmo, no último dia 15 de fevereiro. O  canto foi animado pelo Pe. Camilo, da Paróquia N.S. da Conceição de Mangaratiba, que  abriu o encontro com oração, seguido de palestras sobre o tema da Campanha da Fraternidade (CF), deste ano,  que discute Fraternidade e Tráfico Humano.
A iniciativa tem como objetivo diminuir o tráfico humano e incentivar as pessoas a denunciarem este tipo de crime, que tem tornado o Brasil, campeão desta prática com destaque  para exploração sexual, principalmente entre mulheres, além do comércio  de órgãos e de crianças.
 O prof. de filosofia de Itaguaí, Antônio Sérgio,  disse, durante a palestra, que a proposta da Campanha da Fraternidade neste tempo de Quaresma nos convida a sairmos de nós mesmos em direção ao outro. “O tema depende muito de nós na questão preventiva, levando informações para as crianças e jovens e adultos, alertando-os para o perigo em cair nas armadilhas com falsas promessas de emprego", concluiu  o prof.Antônio Sérgio. O integrante das Políticas Públicas de Itaguaí, e um dos palestrantes da Campanha da Fraternidade, Alcimário Júnior lembrou que “ Mulheres são atraídas por proposta de trabalho fora do País, e acabam sendo escravizadas pela prostituição, como foi mostrado na novela Salve Jorge, da Globo".    
A iniciativa da CNBB, visa diminuir o tráfico no Brasil e  incentivar denúncias. Ao final do encontro foram sugeridos números de telefones para denunciar:
Disque 100- Direitos Humanos
Disque 2253-1177
Ligue 180- Central de atendimento à Mulher e 190- Polícia Militar
Mais informações consulte o site da CNBB.
    


Fotos e texto: Dalizania Melo (pascom)






Padre Gilson (paroquia São sebastião do Frade)

No centro,o prof Antonio Sergio e  ao lado  direito Padre Cicero

O palestrante Alcimário Junior


Pausa para o lanche no Convento  do Carmo




Fabiano Benze conduzindo o data show

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Lançamento da Campanha da Fraternidade 2014



Será neste sábado,dia 15 de fevereiro, de 8 às 12h, no Convento do Carmo o lançamento da Campanha da Fraternidade deste ano, que reunirá agentes de pastorais, comunidades e religiosos, a fim de desenvolver a campanha junto a sociedade. 
A Campanha da Fraternidade é realizada anualmente pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos no Brasil) durante o tempo da quaresma, com o objetivo de despertar a solidariedade dos seus fiéis para um problema concreto que abrange a sociedade brasileira. Para o ano de 2014, a CNBB escolheu como tema “Fraternidade e Tráfico Humano”, e lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1). 
Contamos com sua participação!

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Seja bem- vindo, bem- vindo seja...


Quem está de volta é o frei carmelita, Reinaldo Chagas. Ele já esteve servindo à nossa Paróquia, por quase um ano. Em 2013, ele foi transferido para Tocantis, e agora está de volta  para ajudar o nosso pároco, Frei Fernando Bezerra Leite. Frei Donizeti, como se sabe, foi transferido para cidade de Itú.
 Em seu retorno à Angra, registramos nas fotos,  frei Reinaldo celebrando sua primeira missa, realizada nesta terça-feira(11), ao meio dia, na Igreja Matriz, que estava bem animada, apesar do "calorão".Como disse o frei Reinaldo, o que não pode derreter neste calor é a fé do cristão. 
 Após as bençãos finais, o sacerdote recebeu as boas vindas dos fiéis.
Texto e fotos: Dalizania Melo
   










domingo, 9 de fevereiro de 2014

Frei Donizetti em nova missão

No final do mês de janeiro, aconteceu a Assembleia da Província Carmelitana de Santo Elias (Assembleia que denominamos de Capítulo). Nesta Assembleia foram eleitos o novo Provincial e seus Conselheiros que assumiram a missão de animar e organizar a vida e os trabalhos dos Freis que fazem parte desta Província.
Atendendo pedido deste novo "governo", Frei Donizetti foi morar em ITÚ-SP, onde assumirá a Reitoria do Santuário Nossa Senhora do Carmo. Frei Donizetti viajou para Itú na quarta feira (dia 05/02) e deixou para os Paroquianos, com os quais conviveu por quatro anos, um abraço fraterno e cheio de gratidão.
A gratidão é nossa, Frei Donizetti. Desejamos que seja muito feliz.

Deus lhe abençoe e lhe conduza em sua nova missão.

Virá morar em Angra, Frei Reinaldo que já morou aqui por um período em 2012 e estava em Palmas-TO.