quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Folia de Reis de Angra participa de encontros





O grupo de Folia de Reis Luz Divina, liderada pelo mestre Marcão, esteve representando  o município de Angra dos Reis no 11º Encontro Nacional de Folias, que aconteceu nos dias 18 e 19 de janeiro, em Aparecida do Norte, no estado de São Paulo, e no IV Festival de Folias, que acontecerá no dia 26 de janeiro, em Conselheiro Lafaiete, no estado de Minas Gerais. A participação do grupo foi viabilizada através da Fundação Cultural (Cultuar).
 A folia de reis é uma das mais antigas tradições da cultura popular em Angra e tem participação ativa nas festas do aniversário da cidade, Festa do Divino, programação natalina e festas religiosas.
 Para manter a tradição, a Cultuar vem incentivando os grupos de folia e, com a participação das novas gerações das famílias, a arte da folia de reis continua viva em nossa cidade. A atualmente cinco grupos se apresentam nas festas populares.

FOLIA DE REIS

Na cultura tradicional brasileira, os festejos de Natal eram comemorados por grupos que visitavam as casas tocando músicas alegres em louvor aos "Santos Reis" e ao nascimento de Cristo. Essas manifestações festivas estendiam-se até a data consagrada aos Reis Magos, 6 de janeiro.
Além dos músicos instrumentistas e cantores, os grupos muitas vezes se compõe também de dançarinos, palhaços e outras figuras folclóricas devidamente caracterizadas segundo as lendas e tradições locais. Todos se organizam sob a liderança do Mestre da Folia e seguem com reverência os passos da bandeira, cumprindo rituais tradicionais de inquestionável beleza e riqueza cultural.
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

Fonte: Cultuar

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Pastoral Familiar


CURSO DE NOIVOS / 2014

JANEIRO
30 (5ª feira) – Inscrição de Noivos / Processo de casamento

FEVEREIRO
06, 13, 20 e 27 (5ª Feira) – Inscrição de Noivos / Processo de casamento

MARÇO
06 (5ª feira) – Inscrição de Noivos / Processo de casamento
16 (Domingo) – 14:00 às 19:00hs – 1º Encontro de Noivos – Igreja Matriz
20 e 27 (5ª feira) – Inscrição de Noivos / Processo de casamento

ABRIL
03, 10, 17 e 24 (5ª feira) – Inscrição de Noivos / Processo de casamento

MAIO
08, 15 e 23 (5ª feira) – Inscrição de Noivos / Processo de casamento

JUNHO
01 (Domingo) – 14:00 às 19:00hs – 2º Encontro de Noivos – Igreja do Carmo
05 e 26 (5ª feira) – Inscrição de Noivos / Processo de casamento

JULHO
03, 10, 18, 24 e 31 (5ª feira) – Inscrição de Noivos / Processo de casamento

AGOSTO
07, 17 e 21 (5ª feira) – Inscrição de Noivos / Processo de casamento

SETEMBRO
14 (Domingo) – 14:00hs às 19:00hs – 3º Encontro de Noivos – Igreja do Carmo
18 e 25 (5ª feira) – Inscrição de Noivos / Processo de Casamento

OUTUBRO
02, 09, 16, 23 e 30 (5ª feira) – Inscrição de Noivos / Processo de casamento

NOVEMBRO
06 e 13 (5ª feira) – Inscrição de Noivos / Processo de casamento
30 (Domingo) – 14:00hs às 19:00hs – 4º Encontro de Noivos / Igreja do Carmo


OBSERVAÇÕES

1. Inscrições e Processo de casamento são realizadas no Convento do Carmo, no horário de 19:30hs às 21:00hs.

2. Os Encontros de Noivos serão realizados na Igreja Matriz ou Igreja do Carmo e com participação na missa às 18:00hs.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Abraão festeja o Dia do padroeiro São Sebastião


Católicos comemoraram dia do padroeiro

A comunidade católica da Vila do Abraão festejou neste final de semana o dia de São Sebastião, santo padroeiro da paróquia. A Prefeitura de Angra, por meio da Fundação Cultural (Cultuar) apoiou com palco, sonorização e iluminação.

Os preparativos para a festa tiveram início no dia 12 de janeiro, com o levantamento do mastro. A partir da sexta-feira, 17, começou a programação religiosa, com tríduo, louvor e show católico no sábado. Na segunda-feira, 20, dia dedicado a São Sebastião, teve alvorada festiva, missa com os enfermos, às 9h, e, às 17h, os devotos sairão em procissão solene, com queima de fogos. Logo após foi realizada missa campal, na praça do Abraão, presidida pelo frei Luiz Carlos. “São Sebastião, é uma seta que nos leva a Jesus”, disse Frei Luiz , durante a a bonita cerimônia que emocionou muitos moradores e turistas que participaram da santa missa. Após as bênçãos finais, os fiéis assistiram a tradicional queima de fogos na praia do São e depois curtiram o forró, naquela praça. Viva São Sebastião!

Texto e fotos: Dalizania Melo















quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Museu de Arte Sacra recebe exposição “Epifanias”


Coleção de imagens do Menino Jesus é destaque

A Fundação Cultural de Angra (Cultuar), por meio da Gerência de Preservação e Gestão de Acervo, abriu a temporada de exposições no Museu de Arte Sacra. Aproveitando a riqueza da festa católica da “Epifania do Senhor”, celebrada no dia 6 de janeiro, dia dedicado também aos Santos Reis, uma mostra com imagens do Menino Jesus foi aberta no último dia 5, dentro da programação cultural do aniversário da cidade. 

A exposição reúne peças do séculos XVII, XVIII e XIX, provenientes do Convento do Carmo, igrejas de Nossa Senhora do Rosário, São José do Bracuí, Matriz de Nossa Senhora da Conceição, das paróquias da Ilha Grande e de Jacuecanga, da Irmandade de São Benedito e de acervos familiares cedidos com afeto e devoção.

A exposição conta com uma coleção de imagens do Menino Jesus, missais e gravuras que nos remetem ao passado, partindo da anunciação do anjo Gabriel à Virgem, passando pela Natividade, além de esculturas da Virgem Maria e São José, que representam a união da família.

O Museu de Arte Sacra funciona na Igreja da Lapa, e a exposição fica aberta até o dia 4 de maio, de quarta a domingo, das 10h às 12h e das 14h às 19h.

FESTA DA “EPIFANIA DO SENHOR”

Epifania significa aparição, manifestação, e vem do grego “epiphanéia” No sentido religioso, no calendário litúrgico da Igreja Católica Apostólica Romana, significa uma manifestação divina. Pode ser conceituada, também, no sentido filosófico, significando uma sensação profunda de realização no sentido de compreender a essência das coisas, um pensamento iluminado.
Fonte PMAR

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Missa Em Ação de Graças pelo Aniversário de Angra dos Reis



A cidade de Angra dos Reis acaba de completar 512 anos, no dia 06 de janeiro. Dentre a programação festiva  foi celebrada uma missa em ação de graças, na manhã desta segunda-feira, na Igreja Matriz. A cerimônia religiosa presidida por frei Donizeti, vigário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, contou com as presenças de grupos de Folia de Reis, da prefeita Conceição Rabha, do vice prefeito Leandro Silva e de muitos fieis. Durante a celebração, frei Donizeti  disse:"quem governa sem Jesus, não governa prá ninguém". Foram elevadas preces pelos governantes e por todo povo angrense na esperança de que muitas graças e bênçãos estejam presentes na área da saúde, da economia, além de muita paz para nossa cidade. Depois de ouvir o sermão do frei, as autoridades seguiram em direção à Japuíba, para inauguração do   novo hospital, que esperamos seja um grande presente para nossa cidade. Graças a Deus!
  
Fotos e texto: Dalizania Melo