terça-feira, 29 de outubro de 2013

domingo, 27 de outubro de 2013

Festa da Comunidade São Francisco - Abel

Hoje, dia 27 de outubro, a Comunidade São Francisco - Morro do Abel - celebra a festa de seu Padroeiro.
Procissão às 19hs e em seguida a Missa na Igreja da Comunidade que está em construção.
 
Venha celebrar conosco.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Atenção Agentes da Pascom! 8º Muticom tem inscrições prorrogadas até o dia 20




Mutirão pretende reunir comunicadores de todo o país para debater o tema “Comunicação e participação cidadã: meios e processos”

O 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) está com inscrições prorrogadas até o próximo dia 20 de outubro. Realizado pela primeira vez em Natal (RN), o mutirão pretende reunir comunicadores de todo o país, para debater o tema “Comunicação e participação cidadã: meios e processos”. As atividades vão acontecer no período de 27 de outubro a 01 de novembro e os interessados em participar, podem se inscrever por meio do site:www.muticom.com.br e pagar uma taxa de R$ 130.
A programação vai contar com a realização de conferências, que terão assessoria dos professores Manuel Carlos Chaparro (USP), Muniz Sodré (UFRJ), Laurindo Lalo Leal Filho (USP), Raquel Paiva (UFRJ), Elson Faxina (UFPR), entre outros, além de Grupos de Trabalho, novidade para esta edição, que vai possibilitar a apresentação de experiências exitosas no campo da comunicação. O encontro também vai contar com uma programação cultural, focando nos artistas locais, além da participação da cantora Elba Ramalho, no dia 31 de outubro. A apresentação será aberta somente para os participantes inscritos no Mutirão.
O evento é voltado para comunicadores populares, jornalistas, professores, estudantes de comunicação, agentes da pastoral da comunicação e pesquisadores, com o objetivo de debater os processos de comunicação, tanto na Igreja, quanto na sociedade. O 8º Muticom é uma promoção da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Arquidiocese de Natal e Signis Brasil,em parceria com as unidades acadêmicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN): Superintendência de Comunicação, Departamento de Comunicação, Centro Acadêmico Berilo Wanderley e Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia.

Serviço:
8º Mutirão Brasileiro de Comunicação
Período: 27 de outubro a 01 de novembro de 2013
Inscrições até 20 de outubro
https://mail.google.com/mail/ca/u/0/images/cleardot.gif

domingo, 6 de outubro de 2013

Mudança das Missas

Em virtude da Igreja do Carmo está fechada por causa da restauração do telhado, todas as Missas serão celebradas
na Igreja Matriz.
 
Venham participar e celebrar conosco.
 
Nos veremos lá.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Missa Festiva em Louvor a São Francisco



Começou no dia 1º de outubro e segue até o dia 4 próximo, a programação religiosa  em louvor a  São Francisco de Assis. A  abertura do tríduo(nesta terça-feira) aconteceu às 11h, com padre Camilo, na capela São Francisco, que fica ao lado do  Convento São Bernadino  Senna, onde acontece as celebrações.
“ São Francisco descobriu que a vida é algo mais, que o valor da vida não está nos bens materiais, mas no interior das pessoas, onde  Deus colocou amor em todos os corações”, disse padre Camilo, durante a homilia.
 No dia 2, houve a benção dos animais, com frei Jacó, que lembrou a vida de  São Francisco,  seguidor de Jesus,  conhecido como protetor dos animais e da natureza . Ao lado da Igreja, foi montado uma exposição com  cartazes e desenhos temáticos sobre natureza  feitos pelas crianças da catequese.  Ainda na capela de São Francisco, amanhã, dia 04 de outubro será realizada a missa festiva , às 19h, após a procissão que sairá da praça da Igreja Matriz. Participe!
   

Fotos e  texto:  Dalizania Melo












terça-feira, 1 de outubro de 2013

Festa de Nossa Senhora da Piedade Agita a Ilha da Gipóia



O tempo colaborou e aconteceu  neste domingo, 29 de setembro, a tradicional Festa de Nossa Senhora da Piedade, na Ilha da Gipóia. A festa  religiosa teve início no dia 26 de setembro com o tríduo preparado  pelos jovens da catequese e moradores daquela ilha, cujo tema  rezado  foi:  “Maria, Mãe da Piedade, ajudai-nos a fortalecer  viver nossa Fé”.

Na manhã de domingo(29),  mesmo com o tempo nublado, centenas de  fieis  se reuniram  no Caís Santa Luzia, a bordo da Escuna Roraima, com destino a Ilha da Gipóia,  para participar da grande festa em louvor a Nossa Senhora da Piedade. A programação começou às 11h, com a santa missa,  celebrada  pelo  Frei Fernando Bezerra Leite. Durante a homilia, o frei  carmelita  explicou que piedade não é ter pena de ninguém, mas sim compaixão, ou seja ser capaz de compreender e ajudar o outro a superar seu sofrimento. _Assim como Maria devemos ter fé e esperança  e não desanimar com a dor  daqueles que sofrem- disse o sacerdote.

Após a celebração, foi servido o almoço com o tradicional peixe com banana e strognoff, além de salgados e doces oferecidos  pela quermesse.  Bingos , rifas  e música ao vivo animaram a tarde dos católicos, que retornaram ao centro por volta das 17h.  
A coordenadora da festa,  Maria Lourdes Andrade Moreira, juntamente com os familiares e demais colaboradores agradeceu a todos que mais uma vez ajudaram para realização da festa  este ano.  A veneração à Nossa Senhora da Piedade se iniciou a partir de 1874, sec XIX, na Ilha da Gipóia. 



Texto e fotos : Dalizania Melo