terça-feira, 30 de outubro de 2012

Membros da Pastoral da Sobriedade de Angra na Canção Nova

"Deus, está sempre contribuindo para a nossa conversão e para a nossa santificação, é por isso que Ele não nos castiga, Ele nos purifica". Citação da palestra de dom Irineu Danelon, durante o encontro da Pastoral da Sobriedade na Canção Nova, realizado neste final de semana. De Angra participaram os grupos da paróquia de Pereque e da  Paróquia Nossa Senhora da Conceição (centro). Confira o vídeo no site da Canção Nova.
Fonte: Canção Nova.
                        

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Dia da Cultura.


Em comemoração ao Dia da Cultura, a Cultuar abre a exposição “Ex-votos na religiosidade na cultura popular”
Exposição será aberta no dia 29, no convento São Bernardino de Sena
Uma pequena parcela coleção de ex-votos de Angra, cerca de 35, de extrema beleza e riqueza cultural, fará parte da nova exposição que a prefeitura, através da Fundação Cultural de Angra (Cultuar), abrirá no convento São Bernardino de Sena, na segunda-feira, 29, a partir das 11h. A exposição faz parte das comemorações ao Dia da Cultura, 5 de novembro. A entrada é franca.
A exposição pode ser apreciada até o dia 25 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14hàs 16h. Aos sábados e domingos, a visitação está aberta ao público, das10h às 16h. O convento São Bernardino de Sena fica na Ladeira de São Bernardino de Sena, S/N, no Morro do Santo Antônio. As ruínas do convento, além de abrigarem exposições, são um dos pontos turísticos mais visitados do Centro e, por si sós já valem uma visitação.
Os ex-votos são provenientes do convento São Bernardino de Sena e das igrejas da Ribeira e de Santa Luzia – datados, em sua maioria, provavelmente do século XIX. A coleção de Angra é composta por 115 peças. São pequenos quadros pintados por fiéis, oferecidos a Deus e aos santos católicos, por ocasião de milagres de cura de doenças físicas e espirituais obtidos. A coleção de Angra é uma das mais raras e ricas culturalmente.

Nádia Valverde- Cultuar

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Pela primeira vez no Rio, rádios, tvs e webs católicas estarão unidas em transmissão

Neste sábado, 27, será a abertura oficial do ANO DA FÉ no Regional Leste I da CNBB, com uma Santa Missa, às 9h, no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro. O Presidente do Regional e Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, presidirá a Missa, que será concelebrada pelos bispos das arquidioceses e dioceses que compõem o Regional: arquidioceses do Rio de Janeiro e Niterói, dioceses de Caxias, Nova Iguaçu, Barra do Piraí-Volta Redonda, Valença, Itaguaí, Petrópolis, Nova Friburgo, Campos e Administração Apostólica São João Maria Vianney.

O Papa Bento XVI proclamou o ANO DA FÉ, com a Carta Apostólica PORTA FIDEI – A porta da fé, em 11 de outubro de 2011. Este teve início oficialmente no dia 11 de outubro de 2012, no cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II, em cerimônia presidida pelo Papa Bento XVI, na Praça de São Pedro, em Roma. Terminará na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, a 24 de novembro de 2013. Também em 11 de outubro passado, foi celebrado os 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, texto promulgado pelo Beato Papa João Paulo II, com o objetivo transmitir a todos os fiéis a força e a beleza da fé.
No transcorrer do Jubileu do início do Vaticano II, o ANO DA FÉ quer ser para os cristãos uma ocasião para meditarem a aprofundarem o conteúdo da fé cristã e católica e, ao mesmo tempo, possibilitar uma leitura aprofundada das Constituições, Decretos e Declarações promulgados por Paulo VI e os Padres conciliares, em vista da Nova Evangelização.

Dom Orani, em reunião com os coordenadores da Pastoral da Comunicação das dioceses que compõem o regional, destacou aspectos importantes a serem vividos durante o ANO DA FÉ:
“O primeiro é o convite a uma transformação pessoal, pois o Papa convida o católico a mudar de vida, a rever a caminhada. Depois tem o aspecto do aprofundamento do conhecimento, ou seja, do estudo do Catecismo da Igreja, de saber o porquê da sua fé, as razões da sua fé. Por fim, utilizar os meios de comunicação rádio, televisão, webtvs, jornais, revistas, folhetos, redes sociais, para divulgar aquilo que nós queremos anunciar às pessoas e aprofundar. Precisamos viver a fé além da vida pessoal. Transmiti-la é dar testemunho também pela presença na sociedade. E não podemos esquecer a Jornada Mundial da Juventude, um dos eventos oficiais do ANO DA FÉ, que constitui um especial convite para essa grande renovação”, disse.

Serviço
Abertura do Ano da Fé no estado do Rio de Janeiro

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Festival da juventude

Festival da Juventude recebe inscrições do Brasil e do mundo
O Festival da Juventude está com inscrições abertas para apresentações culturais do Brasil e do mundo. O evento é uma oportunidade de encontrar Deus por meio da arte, dentro da programação da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.
O festival promove um intercâmbio cultural por meio da evangelização dos jovens nesta grande festa de fé, que será realizada no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho do próximo ano. Segundo a secretária Executiva do setor de Atos Culturais do Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013, Paloma Lladó, o Festival da Juventude é uma forma de encontrar Deus nas apresentações artísticas. “Uma alma contente é uma alma que canta”, diz. “Queremos mostrar a alegria de ser povo de Deus por meio da música, teatro, dança, exposições”.
Para participar, basta fazer a inscrição no site
O Festival da Juventude terá apresentações de músicas, peças teatrais, danças e exposições. No site da JMJ, estão disponíveis três formulários para música, artes cênicas e exposição. Os grupos interessados em se apresentar podem preencher um dos formulários. Estas apresentações poderão acontecer em um dos palcos da JMJ, espalhados por toda a cidade do Rio de Janeiro, em auditórios,
 teatros, museus
As inscrições vão até o dia 15 de dezembro de 2012 e estão sob a responsabilidade do Setor de Atos Culturais do Comitê Organizador Local (COL).
Na seleção, serão contemplados, como critérios principais, a coerência com o Magistério da Igreja, a qualidade técnica e a adequação ao espírito jovem da JMJ. Para apresentações musicais, serão aceitas as cristãs, em qualquer ritmo. As bandas, grupos e exposições irão se apresentar em diversos teatros da cidade e em palcos distribuídos pelos bairros. Os participantes dos grupos que forem aprovados para participar do Festival da juventude não precisam ser peregrinos.
Mais informações:

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Encontro Espiritual Canção Nova.

Faltam poucos dias para o Acampamento da Pastoral da Sobriedade na Canção Nova.
Palestras, orações e orientação para dependentes e familiares que buscam uma vida nova, sem males e sem drogas.
De 26 à 28 de outubro em Cachoeira Paulista- SP
Estamos organizando a viagem com hospedagem e transporte! 
Venha participar deste momento especial com o grupo de Ajuda da Pastoral da Sobriedade. Juntos com Cristo somos mais que vencedores!
Mais infs.: 24- 3365-0901 /  24- 92116117 ou na reunião na próxima segunda-feira (22/10), no Convento do Carmo, às 19h30

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Reencontro de Cursilhistas

                                    
MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE – GED ITAGUAÍ


Venha participar do Reencontro de Cursilhistas
Dia: 21/10/2012 das 08 ás 16 horas
Local: Santíssima Trindade -  Jacuecanga
Os Setores se apresentarão com uma música, traga a sua disposição e alegria.
Contribuição: R$: 5,00

D E C O L O R E S !!!




terça-feira, 16 de outubro de 2012

Missa em Louvor a Santa Teresa de Ávila

Para celebrar o Dia de Santa Teresa de Ávila, 15 de outubro, os católicos se reuniram para missa festiva,às 19h30, na Igreja do Carmo, presidida pelo frei Carlos Mester. Após a missa, o sacerdote  recebeu homenagem antecipada dos fieis pela passagem do seu aniversário, 20 de outubro. No salão do Convento, os membros da Ordem Terceira do Carmo preparam uma surpresa para o aniversariante com direito a bolo e o tradicional" parabéns pra você".  Daqui o nosso caloroso abraço ao querido frei Carlos!
 
 Memória de Santa Teresa de Ávila
Santa Teresa de Ávila (Santa Teresa de Jesus) "Doutora da Igreja": Santa Teresa de Ávila (também conhecida como Santa Teresa de Jesus). Teresa nasceu em Ávila, na Espanha, em 1515 e foi educada de modo sólido e cristão, tanto assim que, quando criança, se encantou tanto com a leitura da vida dos santos mártires a ponto de ter combinado fugir com o irmão para uma região onde muitos cristãos eram martirizados; mas nada disso aconteceu graças à vigilância dos pais. Aos vinte anos, ingressou no Carmelo de Ávila, onde viveu um período no relaxamento, pois muito se apegou às criaturas, parentes e conversas destrutivas, assim como conta em seu livro biográfico. Certo dia, foi tocada pelo olhar da imagem de um Cristo sofredor, assumiu a partir dessa experiência a sua conversão e voltou ao fervor da espiritualidade carmelita, a ponto de criar uma espiritualidade modelo. Foi grande amiga do seu conselheiro espiritual São João da Cruz, também Doutor da Igreja, místico e reformador da parte masculina da Ordem Carmelita. Por meio de contatos místicos e com a orientação desse grande amigo, iniciou aos 40 anos de idade, com saúde abalada, a reforma do Carmelo feminino. Começou pela fundação do Carmelo de São José, fora dos muros de Ávila. Daí partiu para todas as direções da Espanha, criando novos Carmelos e reformando os antigos. Provocou com isso muitos ressentimentos por parte daqueles que não aceitavam a vida austera que propunha para o Carmelo reformado. Chegou a ter temporariamente revogada a licença para reformar outros conventos ou fundar novas casas.

Santa Teresa deixou-nos várias obras grandiosas e profundas, principalmente escritas para as suas filhas do Carmelo : “O Caminho da Perfeição”, “Pensamentos sobre o Amor de Deus”, “Castelo Interior”, “A Vida”. Morreu em Alba de Tormes na noite de 15 de outubro de 1582 aos 67 anos, e em 1622 foi proclamada santa. O seu segredo foi o amor. Conseguiu fundar mais de trinta e dois mosteiros, além de recuperar o fervor primitivo de muitas carmelitas, juntamente com São João da Cruz. Teve sofrimentos físicos e morais antes de morrer, até que em 1582 disse uma das últimas palavras: "Senhor, sou filha de vossa Igreja. Como filha da Igreja Católica quero morrer". No dia 27 de setembro de 1970 o Papa Paulo VI reconheceu-lhe o título de Doutora da Igreja. Sua festa litúrgica é no dia 15 de outubro. Santa Teresa de Ávila é considerada um dos maiores gênios que a humanidade já produziu. Mesmo ateus e livres-pensadores são obrigados a enaltecer sua viva e arguta inteligência, a força persuasiva de seus argumentos, seu estilo vivo e atraente e seu profundo bom senso. O grande Doutor da Igreja, Santo Afonso Maria de Ligório, a tinha em tão alta estima que a escolheu como patrona, e a ela consagrou-se como filho espiritual, enaltecendo-a em muitos de seus escritos.

Santa Teresa de Ávila, rogai por nós!

domingo, 14 de outubro de 2012

Missa dos Dizimistas - Hoje - às 18hs - Igreja do Carmo

 
Hoje, segundo domingo do mês, celebraremos em ação de graças por você
que é dizimista em nossa Paróquia.

 
 
Quem é dizimista contribui para as obras que a Paróquia realiza. Saiba que muitas pessoas, algumas que você nem conhece, se benefeciam do dízimo. 
 
Não deixe essa corrente parar.
 
Não deixe de ser dizimista.
Convide outras pessoas para serem dizimistas.

XXVIII Domingo do Tempo Comum - Mc 10,17-30

O Evangelho deste domingo apresenta dois assuntos importantes. Primeiro, o texto conta a história de uma pessoa que perguntou a Jesus qual o caminho da vida eterna. Jesus lhe responde apresentando uma proposta. O segundo assunto do texto é uma advertência sobre o perigo das riquezas. As riquezas podem impedir que a dinâmica do reino se estabeleça. Podem se traduzir na recusa da proposta de Jesus, ou seja, podem levar ao caminho da morte.

1. Marcos 10,17-22: Os mandamentos e a vida eterna
Alguém chega e pergunta: "Bom mestre, o que devo fazer para herdar a vida eterna?" Jesus responde bruscamente: "Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão Deus!" Jesus desvia a atenção de si mesmo para Deus, pois o que importa é fazer a vontade do Pai, revelar o Projeto do Pai, por isso lembrou os mandamentos que dizem respeito à vida junto do próximo porque, para Jesus, só conseguimos estar bem com Deus, se soubermos estar bem com o próximo. Depois da resposta de Jesus a pessoa confirma que observa os mandamentos desde a sua juventude. Quer dizer: observa os mandamentos sem saber para que servem! A observância dos mandamentos é apenas o primeiro degrau de uma escada que vai mais longe. Jesus pede mais!
 
 
2. Marcos 10,23-27: O camelo e o buraco da agulha
Após ouvir a proposta de Jesus a pessoa foi embora. Recusou-a. Jesus disse: “Como é difícil um rico entrar no Reino de Deus”. Os discípulos ficaram admirados. Jesus repete a mesma frase e acrescenta: “É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino”. Quando a riqueza ou o desejo da riqueza ocupa o coração e o olhar, a pessoa já não consegue perceber o sentido da vida e do evangelho. Entrar no Reino significa entrar  na comunidade de Jesus, ou seja, aceitar a vivência da dinâmica do Reino que gera Vida em plenitude.
Entrar no Reino não é uma negociação. Antes de tudo, é uma atitude livre e exige gratidão. Por isso, quando Pedro pergunta: "Nós deixamos tudo e te seguimos. O que é que vamos ter?" Apesar do abandono, eles mantêm a mentalidade anterior. Não entendem o sentido do serviço e da gratuidade. Abandonaram tudo para ter algo em troca. A resposta de Jesus é simbólica e deixa entrever que não devem esperar vantagem, nem segurança, nem promoção alguma. Vão ter cem vezes mais, porém, com perseguições, ou seja, para desfrutar dos valores do Reino, precisamos vivenciá-los.

Fraterno abraço. Frei Fernando.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Missa em Louvor a Nossa Senhora Aparecida

12 de outubro 2012 ás: 19horas.
Local: próximo a Igreja católica do Balneário
A missa campal será realizada após a procissão, que sairá do centro às 18h, frente a Igreja do Carmo  passando pela praia do Anil até chegar na praça do Balneário.
Contamos com sua presença!





Festa de Nossa senhora Aparecida - Igreja do Balneário
Barracas e show na Rua ao lado da igreja.
veja a Programação:

Quinta-Feira - 11/10 a partir das 20:30h - Música ao vivo e barracas da festa.
20:30h - Mano e Marco ( sertanejo Universitário)
22:30h - Forró Estilo Cearense ( com Tiãozinho no Acordeon)


Sexta- Feira - 12/10 ás 07:30 - Alvorada
08:00h - Café da manhã ( partilhado)
09:00h - Brincadeira para as crianças
18:00h - saida da procissão da igreja do Carmo
19:00h - Missa Campal - Balneário.
20:30h - Pagode com o grupo Nosso Som
22:30h - Grupo Forró Maneiro

Sábado - 13/10 a partir das 20:30h - Teatro da Rua " Nossa Senhora Aparecida".
21:00h - Jarbas
23:00h - Grupo só lazer

Domingo - 14/10 ás: 12:00 horas Almoço beneficente com música ao vivo
e barracas da festa.
12:00h - show cantor Paul (Voz e Violão)

12 de Outubro Dia de Nossa Senhora Aparecida.

Com muita alegria nós, brasileiros, lembramos e celebramos solenemente o dia da Protetora da Igreja e das famílias brasileiras: Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

A história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida tem seu início pelos meados de 1717, quando chegou a notícia de que o Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, iria passar pela Vila de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica, hoje cidade de Ouro Preto (MG).

Convocados pela Câmara de Guaratinguetá, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves saíram à procura de peixes no Rio Paraíba. Desceram o rio e nada conseguiram.

Depois de muitas tentativas sem sucesso, chegaram ao Porto Itaguaçu, onde lançaram as redes e apanharam uma imagem sem a cabeça, logo após, lançaram as redes outra vez e apanharam a cabeça, em seguida lançaram novamente as redes e desta vez abundantes peixes encheram a rede.

A imagem ficou com Filipe, durante anos, até que presenteou seu filho, o qual usando de amor à Virgem fez um oratório simples, onde passou a se reunir com os familiares e vizinhos, para receber todos os sábados as graças do Senhor por Maria. A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil.

Por volta de 1734, o Vigário de Guaratinguetá construiu uma Capela no alto do Morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública em 26 de julho de 1745. Mas o número de fiéis aumentava e, em 1834, foi iniciada a construção de uma igreja maior (atual Basílica Velha).

No ano de 1894, chegou a Aparecida um grupo de padres e irmãos da Congregação dos Missionários Redentoristas, para trabalhar no atendimento aos romeiros que acorriam aos pés da Virgem Maria para rezar com a Senhora "Aparecida" das águas.

O Papa Pio X em 1904 deu ordem para coroar a imagem de modo solene. No dia 29 de abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor. Grande acontecimento, e até central para a nossa devoção à Virgem, foi quando em 1929 o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil, com estes objetivos: o bem espiritual do povo e o aumento cada vez maior de devotos à Imaculada Mãe de Deus.

Em 1967, completando-se 250 anos da devoção, o Papa Paulo VI ofereceu ao Santuário de Aparecida a Rosa de Ouro, reconhecendo a importância do Santuário e estimulando o culto à Mãe de Deus.

Com o passar do tempo, a devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi crescendo e o número de romeiros foi aumentando cada vez mais. A primeira Basílica tornou-se pequena. Era necessária a construção de outro templo, bem maior, que pudesse acomodar tantos romeiros. Por iniciativa dos missionários Redentoristas e dos Senhores Bispos, teve início, em 11 de novembro de 1955, a construção de uma outra igreja, a atual Basílica Nova. Em 1980, ainda em construção, foi consagrada pelo Papa João Paulo ll e recebeu o título de Basílica Menor. Em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou oficialmente a Basílica de Aparecida Santuário Nacional, sendo o "maior Santuário Mariano do mundo".

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, rogai por nós!

Fonte: Site Canção Nova

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Imperdível: Recital com Os Canarinhos na Matriz

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição recebe a visita do Coral de Unaí, formado por pequenos cantores conhecidos como Os Canarinhos de Nossa Senhora do Carmo.

Eles vieram de Minas Gerais para apresentação na Igreja Matriz, que acontece nesta quarta-feira (10), às 19h. Entrada franca. Ontem(9), eles já abrilhataram a missa das 12h, celebrada pelo frei Reinaldo.

O Coral é formado por crianças, jovens e adolescentes que cantam músicas sacras em eventos religiosos da nossa Igreja Católica em várias cidades do País. Vale conferir apresentação e adquirir o CD.  





segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Santa Teresinha - tema do Retiro Espiritual

O retiro espiritual anual do Apostolado da Oração aconteceu neste sábado(6) no Convento do Carmo, e teve como tema: a vida de Santa Teresinha do Menino Jesus.

Pequena e frágil, Teresinha tinha consciência de ser um nada diante de Deus. Meditava a vida dos santos e ficava encantada com seus gestos de heroísmo, suas duríssimas penitências. Comparando-se a eles, verdadeiros gigantes espirituais, ela se sentia um grão de areia. Nesta inspiração ela buscava sua santidade até se tornar um deles, e ganhar o título de doutora da Igreja.Teresinha entrou aos 15 anos para o mosteiro dos carmelitas, onde se destacava pela humildade, simplicidade evangélica e confiança em Deus. Sua vocação era o amor. Morreu aos 24 anos no dia 30 de setembro de 1897, oferecendo sua vida pela salvação das almas e incremento da Igreja. Daí, o título que Teresinha ganhou como “doutora da Igreja”.

Foi um dia riquíssimo de formação e de informações sobre a história desta santa que “era louca de amor por Deus”, como anunciava o dirigente do encontro, frei Valter. Após as palestras, o momento de reflexão, os intervalos e almoço partilhado, o encontro terminou às 17h, na Igreja do Carmo, com missa especial para as participantes.

Para Renilda, coordenadora do Apostolado da Oração, o retiro foi momento de confraternização e crescimento espiritual, inspirado no amor de santa Teresinha.

Texto e fotos: Dalizania Melo
    
Os membros do Apostolado da Oração
Pausa para o almoço partilhado.       


Na Igreja do Carmo, a missa, às 17h, presidida pelo frei Valter marcou o encerramento do encontro



Três brasileiros ao lado do Papa na abertura do Ano da Fé

Na próxima quinta-feira, dia 11 de outubro, o Santo Padre, o papa Bento XVI, presidirá uma celebração eucarística que marcará o início do Ano da Fé e o 50° da abertura do Concílio Vaticano II. Foram convidados para concelebrar a missa os líderes das Igrejas Orientais Católicas e os Presidentes das Conferências Episcopais de todo o mundo, assim como os 69 bispos que participaram do Concílio Vaticano II. Doze deles já confirmaram presença.

Da América Latina, três padres conciliares do Vaticano II concelebrarão com Bento XVI. Dois são brasileiros: o cardeal arcebispo emérito de Belo Horizonte (MG), dom Serafim Fernandes de Araújo; e o bispo emérito de Iguatu (CE), dom José Mauro Ramalho de Alarcón Santiago. Dom José de Jesús Sahagún, bispo emérito de Ciudad Lázaro Cárdenas, em Michoacán, no México, é o terceiro latino-americano.

Também concelebrando com o Papa estará dom Raymundo Damasceno Assis, cardeal arcebispo de Aparecida, e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
No dia seguinte, dia 12 de outubro, Bento XVI celebrará novamente com os padres conciliares no túmulo de São Pedro.

Um ano todo de fé!

Dom Milton Kenan Júnior
Bispo Auxiliar de São Paulo/SP
 
Na próxima semana, precisamente no dia onze de outubro, o Papa Bento XVI fará a abertura do “Ano da Fé”, em Roma, para comemorar com toda a Igreja os cinquenta anos da abertura do XXI Concílio Ecumênico Vaticano II e, os vinte anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica. Dois acontecimentos importantes na metade do século XX, que continuam a repercutir no início do Novo Milênio e, cujos frutos ainda não foram plenamente ceifados.

Há aqueles a quem a convocação de um Ano da Fé pelo Papa Bento XVI cause estranheza. Qual a razão de ser desta iniciativa? Que sentido tem celebrar a fé, numa comemoração tão sugestiva como a celebração da abertura do Concílio Vaticano II e da publicação do Catecismo da Igreja Católica?

As razões que levaram o Papa a tomar esta iniciativa nós a encontramos na Carta Apostólica Porta Fidei, que o Bento XVI publicou há precisamente um ano, ou seja, aos onze de outubro de dois mil e onze.

Já no início, o Papa diz que hoje há a “necessidade de redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar, com evidência sempre maior, a alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo” (n.2).  Mais adiante ele afirma que “o Ano da Fé é convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo” (n.6).

Falando da necessidade de confessar a fé no Senhor Ressuscitado, Bento XVI diz que é necessário “que cada um sinta fortemente a exigência de conhecer melhor e de transmitir às gerações futuras a fé de sempre” (n.8). Ele espera que “este Ano suscite, em cada crente, o anseio de confessar a fé plenamente e com renovada convicção, com confiança e esperança” (n.9).

Assim, “descobrir novamente os conteúdos da fé professada, celebrada, vivida e rezada, e refletir sobre o próprio ato com que se crê, é um compromisso que cada crente deve assumir, sobretudo neste Ano” (n.9).

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Missa em honra a São Francisco de Assis.

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição convida a todos a participarem da Missa em honra a São Francisco de Assis, que se realizará nesta quinta-feira,4 de outubro, às 19h30, na Igreja São Francisco, ao lado do Convento São Bernandino Senna.
Os membros da  Ordem Franciscana aguardam sua presença. 

São Francisco de Assis.

Francisco nasceu em Assis, na Úmbria (Itália) em 1182. Jovem orgulhoso, vaidoso e rico, que se tornou o mais italiano dos santos e o mais santo dos italianos.

Com 24 anos, renunciou a toda riqueza para desposar a "Senhora Pobreza". Aconteceu que Francisco foi para a guerra como cavaleiro, mas doente ouviu e obedeceu a voz do Patrão que lhe dizia: "Francisco, a quem é melhor servir, ao amo ou ao criado?". Ele respondeu que ao amo. "Porque, então, transformas o amo em criado?", replicou a voz. No início de sua conversão, foi como peregrino a Roma, vivendo como eremita e na solidão, quando recebeu a ordem do Santo Cristo na igrejinha de São Damião: "Vai restaurar minha igreja, que está em ruínas".

Partindo em missão de paz e bem, seguiu com perfeita alegria o Cristo pobre, casto e obediente. No campo de Assis havia uma ermida de Nossa Senhora chamada Porciúncula. Este foi o lugar predileto de Francisco e dos seus companheiros, pois na Primavera do ano de 1200 já não estava só; tinham-se unido a ele alguns valentes que pediam também esmola, trabalhavam no campo, pregavam, visitavam e consolavam os doentes.

A partir daí, Francisco dedica-se a viagens missionárias: Roma, Chipre, Egito, Síria... Peregrinando até aos Lugares Santos. Quando voltou à Itália, em 1220, encontrou a Fraternidade dividida. Parte dos Frades não compreendia a simplicidade do Evangelho. Em 1223, foi a Roma e obteve a aprovação mais solene da Regra, como ato culminante da sua vida.

Na última etapa de sua vida, recebeu no Monte Alverne os estigmas de Cristo, em 1224. Já enfraquecido por tanta penitência e cego por chorar pelo amor que não é amado, São Francisco de Assis, na igreja de São Damião, encontra-se rodeado pelos seus filhos espirituais e assim, recita ao mundo o cântico das criaturas.

O seráfico pai, São Francisco de Assis, retira-se então para a Porciúncula, onde morre deitado nas humildes cinzas a 3 de outubro de 1226. Passados dois anos incompletos, a 16 de julho de 1228, o Pobrezinho de Assis era canonizado por Gregório IX.

Fonte: Site Canção Nova

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Casamento Comunitário: sonho realizado


Um casamento coletivo movimentou a Igreja da Matriz, neste sábado, 29 de setembro. Para os casais Mauro e Leila, Roberto Carlos e Jacqueline, Jeferson e Cíntia e Neemias e Giselle a cerimônia religiosa preparada pela Pastoral Familiar saiu de graça. Este foi o 7º casamento comunitário realizado pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

Segundo, o Diácono Nei , coordenador da Pastoral Familiar, o evento foi um sonho realizado para os casais que já viviam juntos, há anos, mas que só agora tiveram a chance de oficializar sua união.

A cerimônia começou às 18h, e reuniu padrinhos, familiares e filhos dos casais de noivos. As noivas capricharam no visual com direito a vestido branco e buquê.Tudo acompanhado de damas, pajens, música ao vivo, arranjos de flores , tapete vermelho e fotógrafos. Para as bençãos finais, esteve presente o frei Reinaldo.
Fotos: Dalizania Melo







Equipe da Pastoral Familiar (esq/dir) Adilson e Lúcia, Luizete e Alberto, Rose, Lucy, Elaine e Diác.Nei. Ricardinho (Grupo Jovem ).
 

Crônica do Diácono Nei.


Casamento Comunitário para alegria dos noivos

"Esse mistério é grande: eu me refiro a Cristo e à Igreja." Ef.5,32

Foi muito emocionante viver aquele momento inesquecível do casamento comunitário na Igreja Matriz, ouvindo o consentimento e a troca de aliança entre os casais que diziam um a um: "N. Marido / N. Esposa, recebe esta aliança, em sinal de que te amo e da minha fidelidade. Que Deus me ajude a viver e a cumprir esta promessa. Em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo, Amém." acompanhada do beijo nupcial.
(continue a ler em mais informações).

Gincana Bíblica.

Aconteceu neste domingo, dia 30 de Setembro, no Parque Mambucaba, um dos eventos mais esperados pelos grupos jovens da nossa região. E este ano de uma maneira muito especial, pois a Gincana Bíblica da Pastoral da Juventude comemorou seus 18 anos de história.

Foi um dia repleto de atividades, que certamente aqueles que puderam vivenciar deste momento vão levar em seus pensamentos e no coração toda a emoção sentida.


Veja como Foi: http://pjcristo.blogspot.com.br/2012/09/18-gincana-biblica-em-angra-dos-reis.html

             “Somente uma Juventude Organizada será uma Juventude Forte” (PUEBLA)

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Festa da Piedade na Ilha da Gípóia.

Católicos celebraram neste domingo(30) a tradicional Festa de Nossa Senhora da Piedade, na Ilha da Gipóia. Além da cerimônia religiosa marcada pelo tríduo e a missa festiva, os fiéis se reuniram para o almoço e o bingo.

A missa começou por volta das 11h, na capela que fica naquela Ilha, e foi presidida pelo frei Reinaldo. Durante a celebração, o sacerdote lembrou de Maria, mãe santíssima, que acompanhou o sacrifício de seu filho Jesus na cruz, e que depois de morto, ela o carregou em seus braços com toda força e coragem. - Que neste dia, nos colocamos nos braços da Mãe Maria e que ela tenha compaixão de nós- disse o sacerdote. “Ela é a mãe da piedade”, ressalvou frei Reinaldo.

Após a celebração, a comissão organizadora prestou homenagem a sra. Lourdes , antiga morada da Ilha, e coordenadora daquela comunidade católica. A programação festiva animada com música ao vivo, terminou por volta das 17h. Os fieis contaram com o apoio de barco fizeram a travessia de ida e volta,  Angra à Gipoia. O dia bonito de sol, fé e a alegria dos católicos marcaram a festa deste ano! 

Texto: Dalizania Melo
fotos:  Regina Anália e Dalizania Melo.










Vejam Abaixo os ganhadores do Bingo.