Mais de 1.000 meios de comunicação e instituições católicas, em seis idiomas e procedentes de 15 países, formam, juntos, a rede Aleteia, que trabalha para selecionar e compartilhar, com aqueles que "buscam a verdade", as melhores respostas para perguntas sobre a fé, a vida e a sociedade.
O link do novo site da Aleteia é:
http://www.aleteia.org/pt/O comunicado sobre o lançamento e uma notícia da EFE, que foi
reproduzida por alguns meios de comunicação aqui no Brasil:
http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/fundacao-catolica-lanca-aleteia-a-rede-social-cristaDois bilhões de internautas a cada minuto: 168 milhões de e-mails, mais de 700 mil buscas na internet, 700 mil comentários no Facebook: o mundo mudou mais nos últimos 20 anos que no último século inteiro.
Os inúmeros sites cristãos constituem a comunidade mais ativa na internet; mas, no continente digital, os cristãos não devem somente comunicar de forma local: sua voz também precisa ser compreendida de maneira global, forte e clara, em qualquer lugar do mundo.
A Igreja precisa de uma rede de comunicação social internacional!
- Rede de comunicação, para anunciar a “Boa Nova” com os conteúdos adequados;
- Social, para dialogar com pessoas de todas as culturas, em todas as mídias sociais;
- Internacional, para participar, com sua própria voz, dos debates que existem no mundo contemporâneo.
Mais de 1.000 instituições e meios de comunicação decidiram agora adaptar-se a esta nova forma de transmitir o saber e de comunicar, formando a Aleteia (do grego Aletheia, “a verdade”), composta por 3 realidades complementares:
1. Uma rede católica e ecumênica que reúne parceiros (meios de comunicação, movimentos, instituições) e pessoas concretas (membros, contribuintes, especialistas), que identificam e selecionam conteúdos;
2. Uma plataforma de colaboração para a difusão (
www.aleteia.org), que propõe respostas claras e comprovadas a todas as perguntas que os internautas podem fazer sobre a fé, a vida e a sociedade, dando valor às mais belas “pérolas” e às melhores respostas selecionadas pela rede, colocando-as ao alcance de um público mais amplo.
3. Uma ação de evangelização levada a cabo por uma comunidade na internet, nas redes sociais e no mundo real, compartilhando e difundindo os conteúdos, com o fim de chegar a cada pessoa em seu próprio idioma e cultura, respondendo, assim, às suas perguntas pessoais.