sábado, 29 de setembro de 2012

Bingo na Gipóia

Queridos Paroquianos, amanhã domingo (30) teremos o bingo na igreja da Piedade na ilha da Gipóia
haverá um saveiro saindo ás 8h da manhã do cais do turismo, para quem desejar ir.

Cartelas vendidas a R$:5,00 na secretaria da Matriz, hoje sábado funciona até o meio dia.
Vamos aproveitar o Domingo de Sol e ainda ajudar a comunidade, que Tal ?
Aguardamos vocês!
Igreja da Piedade na Ilha da Gipóia.


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

JMJ 2013 - Pe Jefferson visita Angra dos Reis‏

Neste mês de setembro, o referencial do Regional Leste 1 para Semana Missionária e diretor do Setor Pré-Jornada do Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude, Padre Jefferson Gonçalves de Araújo, reservou para percorrer por todas as Dioceses do estado do Rio de Janeiro.
Neste percurso, o Padre Jefferson e seu secretário executivo Raphael Fritz visitaram também Angra dos Reis, no dia 05 deste mês.
Veja como Foi a visita e a mensagem que nos deixou:

“Somente uma Juventude Organizada será uma Juventude Forte” (PUEBLA)

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Aleteia, a primeira rede social cristã

Mais de 1.000 meios de comunicação e instituições católicas, em seis idiomas e procedentes de 15 países, formam, juntos, a rede Aleteia, que trabalha para selecionar e compartilhar, com aqueles que "buscam a verdade", as melhores respostas para perguntas sobre a fé, a vida e a sociedade.
O link do novo site da Aleteia é: http://www.aleteia.org/pt/

O comunicado sobre o lançamento e uma notícia da EFE, que foi reproduzida por alguns meios de comunicação aqui no Brasil: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/fundacao-catolica-lanca-aleteia-a-rede-social-crista

Dois bilhões de internautas a cada minuto: 168 milhões de e-mails, mais de 700 mil buscas na internet, 700 mil comentários no Facebook: o mundo mudou mais nos últimos 20 anos que no último século inteiro.

Os inúmeros sites cristãos constituem a comunidade mais ativa na internet; mas, no continente digital, os cristãos não devem somente comunicar de forma local: sua voz também precisa ser compreendida de maneira global, forte e clara, em qualquer lugar do mundo.

A Igreja precisa de uma rede de comunicação social internacional!

- Rede de comunicação, para anunciar a “Boa Nova” com os conteúdos adequados;

- Social, para dialogar com pessoas de todas as culturas, em todas as mídias sociais;

- Internacional, para participar, com sua própria voz, dos debates que existem no mundo contemporâneo.

Mais de 1.000 instituições e meios de comunicação decidiram agora adaptar-se a esta nova forma de transmitir o saber e de comunicar, formando a Aleteia (do grego Aletheia, “a verdade”), composta por 3 realidades complementares:

1. Uma rede católica e ecumênica que reúne parceiros (meios de comunicação, movimentos, instituições) e pessoas concretas (membros, contribuintes, especialistas), que identificam e selecionam conteúdos;

2. Uma plataforma de colaboração para a difusão (www.aleteia.org), que propõe respostas claras e comprovadas a todas as perguntas que os internautas podem fazer sobre a fé, a vida e a sociedade, dando valor às mais belas “pérolas” e às melhores respostas selecionadas pela rede, colocando-as ao alcance de um público mais amplo.

3. Uma ação de evangelização levada a cabo por uma comunidade na internet, nas redes sociais e no mundo real, compartilhando e difundindo os conteúdos, com o fim de chegar a cada pessoa em seu próprio idioma e cultura, respondendo, assim, às suas perguntas pessoais.

Rio recebe festival Halleluya em preparação a JMJ

Uma grande festa de arte, cultura, promoção humana, diversão e oração para a juventude. Assim será o Festival Halleluya, que acontece de 29 a 30 de setembro, a partir das 13h, na Quinta da Boa Vista. O evento integra a agenda de eventos preparatórios para a Jornada Mundial da Juventude Rio2013. A entrada é franca.

Em sua segunda edição no Rio de Janeiro, o Festival, que é organizado pela Comunidade Católica Shalom em conjunto com a Arquidiocese do Rio, quer ser um grande sinal de paz para a Cidade Maravilhosa.

Na programação haverá shows musicais, apresentações artísticas de dança e teatro, workshops e cursos. Traz como novidade este ano a realização do Festival de Dança Halleluya e um show especial de encerramento, com o tema da JMJ Rio2013 (Ide e fazei discípulos em todas as nações), no qual participarão artistas que se apresentaram nos dois dias do evento.

A promoção humana e social também será uma marca do festival. Em parceria com a Ação de Amor do Cristo Redentor, serão oferecidos à comunidade diversos serviços voltados para cuidados gerais de saúde, estímulo a bons hábitos; atividade física; riscos do tabagismo, álcool e drogas; nutrição; saúde bucal; teste vocacional e cadastro de emprego, dentre outros.

Como atividade religiosa, serão celebradas missas nos dois dias do evento. O Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, presidirá a missa do domingo, dia 30, às 15h. Haverá no local ainda um espaço denominado “Tenda da Misericórdia”, reservado para adoração ao Santíssimo Sacramento, confissões, aconselhamentos e orações.

Atrações musicais e culturais

Estão confirmadas as presenças dos cantores católicos Dunga, Padre Omar, Marcio Pacheco, Suely Façanha, Adriana, Bruno Camurati, Olívia Ferreira, Cosme e Davidson Silva, e das bandas Anjos de Resgate, Sambandorando, Missionário Shalom e Alto Louvor. Destaque para o musical "Canto das Írias", que será apresentado na noite de sábado, dia 29 de setembro.

Serão realizadas, também, apresentações do ballet de Santa Teresa e do espetáculo “Canto das Írias”, além do grupo finalista do Festival de Dança Halleluya.


Workshops

Serão realizados quatro workshops sobre as artes na Igreja, todos no domingo, dia 30.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Semana do Idoso na Associação de Caridade São Vicente de Paulo

Associação de caridade São Vicente de Paulo

CONVITE
Venha participar conosco da Semana do Idoso, que contará com atividades diárias e apoio dos Amigos dos Idosos.


24/09– Ginástica Chinesa com a Profª Kika
25/09– Apresentação de Vídeos
26/09– Seresta 
27/09– Missa com o Frei Fernando e Confraternização
Todas atividades serão realizadas  à partir das 15:30h

Sua Presença é Importante Para Nós!

«Não sou daqui nem dali, mas de qualquer lugar onde Deus quer que esteja» São Vicente de Paulo

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Missa da Crisma: Confirmação do Cristão

Neste sábado (22) a  Igreja do Carmo ficou em festa por conta das missas da Crisma.
A primeira celebração foi realizada às 10h da manhã e a segunda às 16h, ambas presididas pelo bispo Dom José Ubiratan Lopes. 

No total foram batizados 72 crismandos de nossa paróquia,10 da paróquia Nossa Senhora Aparecida (Balneário),e um crismando da paróquia São josé Operário (Perequê), que se prepararam  nestes últimos dois anos para receberem  o sacramento. 

Pais, padrinhos , catequistas e  convidados  estiveram reunidos  para a cerimônia de batismo que consagra a confirmação do cristão em nossa Igreja.  Veja as fotos!
    Vídeo: Micheline Alves
Fotos: Micheline Alves e Dalizânia Mello. (Vejam todas em Mais Informações).



Fotos dos Crismandos das 10 horas

Os crismandos se preparam em procissão para entrar na Igreja do Carmo

Dom José Ubiratan, bispo da Diocese de Itaguaí 
No ministério de música os jovens em total harmonia


No altar, o bispo ladeado pelo diácono Evilázio e o pároco frei Fernando Bezerra Leite (à esquerda)



Igreja lotada na Missa das 10h




Fotos da Turma de Crismandos das 16 horas.


Diácono Evilázio


Igreja lotada na missa das 16horas

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Acampamento da Pastoral da Sobriedade na Canção Nova

A Pastoral da Sobriedade está preparando um acampamento na Canção Nova. Com o tema “Professar a fé”, vai ser nos dias 26, 27 e 28 de outubro, com as presenças de Dunga, Monsenhor André, Dom Irineu, Fernando Barbosa, Eliane Ribeiro, e muitos outros. As vagas para a caravana já estão sendo preenchidas, você pode ter mais informações com os agentes da pastoral na Paróquia Nossa Senhora da Conceição pelos tels.: 24- 3365-0901 24-92116117 ou e-mail:dalizania@gmail.com

Reuniões do Grupo de Autoajuda acontecem todas as 2as feiras, às 19h30, na sala de reuniões do Convento do Carmo.

Auxilia na prevenção e recuperação de dependentes do álcool, cigarro e outros tipos de drogas. A família do dependente pode participar!

Dia da Unidade Diocesana



Crisma

Neste sábado próximo (22/09) teremos em nossa paróquia duas turmas de Crismandos
uma turma receberá o sacramento do crisma ás 10 horas da manhã e a outra turma ás 16 horas da tarde.

Que estes jovens e Adultos recebam e vivam a responsabilidade dos Dons do Espírito Santo.


terça-feira, 18 de setembro de 2012

A Missa da Unidade Reúne Milhares de Fiéis no GDV

A Missa da Unidade reuniu milhares de fiéis, neste domingo(16), no ginásio do GDV. Ônibus e carros vindos de Parati , Mangaratiba, Itaguaí e Seropédica , Rio e vários bairros de Angra tomaram conta das ruas de jacuecanga.

Já no início da manhã, a cerimônia foi marcada pela emoção . A entrada da imagem de Nossa Senhora Aparecida trazida pelo grupo de jovens da Pastoral da Juventude levou muitos devotos as lágrimas. Milhares de católicos se juntaram aos padres e religiosos na Missa da Unidade, presidida pelo bispo José Ubiratan da Diocese de Itaguaí-RJ

Durante a Missa foram ordenados Luiz Antônio Dorneles Soares (sacerdote) e Diogo Soares Caldeira (diácono). Depois de 12 anos no seminário de Petrópolis, o novo padre Luiz Antônio Soares , de 26 anos, vai celebrar sua primeira missa na Paróquia São Francisco Xavier, em Itaguaí, onde moram seus pais Pracedina e Antônio Gessy Soares de Carvalho , motorista do bispo. Ainda da família do novo padre, esteve presente a tia dele, irmã Neusa Dorneles.

Na homilia, dom José Ubiratan falou sobre a missão do sacerdote e do diaconato. “O Sacerdote é dom de Deus para comunidade, é aquele que oferece sua vida pela santidade da Igreja e se torna anunciador da Palavra do Senhor”, ressalvou o bispo.

No final da celebração, a comunidade prestou homenagem “ in memória” ao Padre Antônio Carlos (Perequê) falecido há pouco mais de 2 meses. Também receberam o carinho do público, o padre Ricardo (Balneário) que completou 50 anos de sacerdócio, a Lady Fátima, secretária diocesana e todos os padres presentes que compõe a Diocese de Itaguaí. Para encerrar o padre Gilberto Stance anunciou que a Missa da Unidade de 2013, será realizada em Itaguaí. Em seguida, foi servido um lanche para mais de 3 mil pessoas. O evento foi de muita fé e alegria!
Texto: Dalizania  Melo
Fotos: Micheline Alves e Dalizânia Mello


domingo, 16 de setembro de 2012

XXIV Domingo do Tempo Comum - Mc 8, 27-35

O texto de hoje descreve a cegueira de Pedro que não entende a proposta de Jesus quando este fala do sofrimento e da cruz. Pedro aceita Jesus como messias, mas não como messias sofredor. Ele está influenciado pela propaganda do governo da época que só falava do messias como rei glorioso. Pedro parecia cego. Não enxergava nada e ainda queria que Jesus fosse como ele o queria.
 
Esta "mentalidade" de Pedro era fruto da história do seu tempo. Nos anos 70, quando Marcos escreveu, a situação das comunidades não era fácil. Havia muito sofrimento, muitas cruzes. Seis anos antes, em 64, o imperador Nero tinha decretado a primeira grande perseguição, matando muitos cristãos. Em 70, na Palestina, Jerusalém estava sendo destruída pelos romanos. Nos outros países, estava começando uma tensão forte entre judeus convertidos e judeus não-convertidos. A dificuldade maior era a cruz de Jesus. Os judeus achavam que um crucificado não podia ser o messias tão esperado pelo povo, pois a lei afirmava que todo crucificado devia ser considerado como um maldito de Deus (Dt 21,22-23).
Jesus perguntou: ''Quem diz o povo que eu sou?'' Eles responderam relatando as várias opiniões do povo: ''João Batista'', ''Elias ou um dos profetas''. Depois de ouvir as opiniões dos outros, Jesus perguntou: ''E vocês, quem dizem que eu sou?'' Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Messias''. Isto é, és aquele que o povo está esperando. Jesus concordou com Pedro, mas proibiu de falar sobre isso ao povo. Por que Jesus proibiu? É que naquele tempo, todos esperavam a vinda do messias, mas cada um do seu jeito: uns como rei, outros como sacerdote, doutor, guerreiro, juiz ou profeta. Ninguém parecia estar esperando o messias servidor, anunciado por Isaías (Is 42,1-9).
Jesus começa a ensinar que ele é o Messias Servidor e afirma que, como o Messias Servidor, será preso e morto no exercício da sua missão de justiça. Pedro leva um susto, chama Jesus de lado para desconcertá-lo. E Jesus responde a Pedro: ''Vá embora, Satanás''. Você não pensa as coisas de Deus, mas as dos homens''. Pedro pensava ter dado a resposta certa. De fato, ele disse a palavra certa ''Tu és o Cristo''. Mas não lhe deu o sentido certo. Pedro não entendeu Jesus. A resposta de Jesus foi duríssima ''Vá embora, Satanás''. Satanás é uma palavra hebraica que significa acusador, aquele que afasta os outros do caminho de Deus. Jesus não permite que alguém o afaste da sua missão.

Jesus tira as conclusões que valem até hoje. Quem quiser vir após mim tome sua cruz e siga-me. Naquele tempo, a cruz era a pena de morte que o Império Romano impunha aos marginais. Tomar a cruz e carregá-la atrás de Jesus era o mesmo que aceitar ser marginalizado pelo sistema injusto que legitimava a injustiça. A cruz não é fatalismo, nem é exigência do Pai. A cruz é a consequência do compromisso livremente assumido por Jesus de revelar a Boa Nova de que Deus é Pai e que, portanto, todos e todas devem ser aceitos e tratados como irmãos e irmãs. Por causa deste anúncio revolucionário, ele foi perseguido e não teve medo de dar a sua vida. Prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão.

Portanto, não basta reconhecer Jesus como Messias. Não basta ter fé em Jesus. É preciso assumir a mesma missão do Messias. Ter a mesma fé de Jesus, O Cristo. 

Fraterno abraço.   Frei Fernando.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Convite.

Neste domingo,16 de setembro, acontecerá a Missa da Unidade promovida pela Diocese de Itaguaí.
O evento que reuniá todas as paróquias da nossa Diocese, terá início às 8h, no GDV, em Jacuencanga.
Esperamos por você e toda sua família!

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição agradece a todos que colaborarem com 1 litro de leite para partilharmos durante o café da manhã, que será servido após a MIssa da Unidade. A doação poderá ser entregue na secretaria da Matriz até 6a feira próxima.
Deus abençõe!

Primeira Eucaristia.

Aconteceu neste Domingo dia 09/09/12 na Ermida do Senhor do Bonfim, a missa de Mês da comunidade Católica do Bairro, onde tudo conspirou a favor, com uma manhã ensolarada , a capela estava festiva com mais de 120 pessoas presentes, parecendo até dia de festa do Senhor do Bonfim, mais de fato era dia de festa pois a comunidade celebrara a primeira eucaristia de sete crianças e consagração de uma delas, todos alunos da catequista Márcia Bulhões.
São elas Bruna, Alice, Luiza, Jullie, Dante, Luiggi, Felipe.

Nosso Pároco Frei Fernando, como sempre com uma belíssima homilia, enfatizando a importância do ato para as crianças ao receber pela primeira vez a Hóstia Consagrada também lembrando o compromisso de todos os presentes (pais,parentes,padrinhos, amigos e comunidade), no seguimento destas crianças na fé e na perceverança de nossa religião.
Fotos e texto: Márcia e Alexandre 








     

sábado, 8 de setembro de 2012

XXIII Domingo do Tempo Comum - Mc 7, 31-37


Queridos(as) acompanhantes de nosso blog. Vamos meditar um pouco sobre o evangelho deste 23° domingo do tempo comum.

Para iniciar podemos pegar a frase: “ Tudo ele tem feito bem.” Jesus ao impor as mãos sobre as pessoas mostra como a mão é considerada portadora de força. Ela torna-se símbolo de poder. De sua parte Jesus nunca se recusava a atender o pedido de quem lhe suplicasse a cura. Sabemos que Jesus fez inúmeros milagres: curou o surdo-mudo, curou a mão ressequida de um homem, curou dez leprosos, curou na piscina de Betsaida e enfim, muitos outros milagres. O efeito da imposição de suas mãos era imediato. Jesus não queria suscitar um entusiasmo exagerado nem atrair pessoas interessadas apenas em aproveitar-se dele, sem aderir efetivamente ao reino.

A cura do surdo e mudo, relatada no evangelho de hoje, deu-se longe da multidão e foi seguida de uma ordem de não dizer nada a ninguém. Era preciso guardar segredo. Mas como manter calado quem fora surdo e mudo e agora tinha recuperado a capacidade de falar corretamente? Como impedi-lo de proclamar o benefício recebido pela imposição das mãos de Jesus? Eis porque quanto mais Jesus proibia de falar mais ele narrava o ocorrido.

O deus da Bíblia quer o bem de todos desde já. Pode existir doença, sofrimento, mas não é a última palavra. Somos chamados a participar com Deus no aperfeiçoamento da criação. Por isso o povo exclamava: “ Tudo ele tem feito bem.”

                                                                                                            Frei Reinaldo Rodrigues das Chagas OC
( P. Jaldemir Vitório - O evangelho nosso de cada dia –ano B )

Paróquia recebe homenagem da Câmara Municipal


Em comemoração ao Dia da Independência, a Câmara Municipal de Angra dos Reis homenageou a Paróquia Nossa Senhora da Conceição com a medalha de Lopes Trovão, pela colaboração no desenvolvimento social no município, através das pastorais da Sobriedade e do Povo de Rua.

A entrega da medalha aconteceu em Sessão Solene realizada no Iate Clube Aquidabã, nesta quinta-feira(6), em cumprimento ao Decreto Legislativo de autoria da vereadora Lia. A homenagem foi recebida pelo frei Fernando, responsável pela paróquia, juntamente com Dalizania Melo, coordenadora da Pastoral da Sobriedade e Zadir, coordenador da Pastoral do Povo de Rua.

Frei Fernando, que aniversariava no dia, disse que o reconhecimento do poder público é significativo, uma vez que as pastorais exercem a função de resgatar vidas e dar mais dignidade ao povo excluído, por meio do amor e da evangelização. “ O grupo de AutoAjuda da Sobriedade tem auxiliado muitos dependentes a se libertarem do alcoolismo e outras drogas, bem como os seus familiares , através dos 12 passos baseados em reflexões bíblicas”, disse Dalizania Melo. Para Zadir, servir o próximo atendendo o Povo de Rua na Casa de Acolhida é mais do que dar atenção e almoço, é também uma obra de Deus, que oferece fé e esperança .

O Pároco Frei Fernando Bezerra Leite, Dalizania Melo e Zadir recebendo as homenagens.
Mariazinha, Júlia e demais paroquianos prestigiram o evento realizado no Aquidabã.