segunda-feira, 30 de julho de 2012

Celebramos o Dia de São Joaquim e Sant'Ana

Terminou neste domingo (29) na Praia de Freguesia de Santana- Ilha Grande, a festa em homenagem  a São Joaquim e Sant’Ana, avós de Jesus. Para marcar a data, 26 de julho, dia em que se comemora também o Dia dos Avós , as festeiras deste ano, Angélica e Jane de Oliveira e demais devotos prepararam uma programação especial com alvorada, missa, procissão, barracas e evento cultural.

Durante a Solene Celebração Eucarística, que lotou a Igreja de Santana, no sábado pela manhã, às 10h30, houve o Batismo de duas crianças: Davi e Ana Luiza. A missa foi presidida por Frei Luiz Carlos - Pároco da Paróquia São Sebastião - Ilha Grande - e teve a animada do Apostolado da Oração da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Angra dos Reis.

No momento de reflexão, após a leitura bíblica, (Matheus 13-16-17) Frei Luiz Carlos explicou que Ana e seu esposo Joaquim não conseguiam ter filho e sofriam por isso, mas graças a um milagre, ela (já de idade avançada) engravidou de uma menina que se chamou Maria, e veio a ser a Mãe de Jesus. “Por isso, hoje, somos convidados a refletir sobre a fé desse casal que soube esperar em Deus, eles não imaginavam que com o nascimento da Virgem Maria dariam início a história da salvação. Felizes os que ouvem a Palavra de Deus. Que possamos, a exemplo dos pais de Maria, rezar em família e educar os filhos para seguir o caminho de Jesus”. 

Em seguida, os fiéis seguiram rezando em procissão pela praia de Freguesia, e depois se reuniram para o almoço e o corte do bolo. Os religiosos retornaram para Angra às 15h , depois de um dia maravilhoso cheio de graças e bênçãos.


Nas fotos, confira os destaques da Festa de São Joaquim e SantAna na Ilha Grande.

Chegada no cais com frei Luiz Carlos, missa solene, batismo de Ana Luiza e Davi, procissão, e barracas da quermesse.

O acesso ao deck (que precisa de reformas) na Praia de Freguesia de Santana- na Ilha Grande.
Fotos e texto : Dalizânia Mello

sábado, 28 de julho de 2012

XVII Domingo do Tempo Comum - Jo 6, 1-15

O Evangelho deste domingo nos apresenta o texto da múltiplicação dos pães. Não se trata de uma mágica, pois Jesus não era mágico (cf. Jo 6, 14 - quem é Jesus). Jesus motiva a multidão a realizar o gesto transformador da PARTILHA. 
Este gesto é precedido por outros gestos do próprio Jesus. "Jesus tomou os pães, deus graças e distribuiu-os..." (Jo 6, 11)


TOMAR... indica que o ser humano tem direito ao fruto do seu trabalho.
DAR GRAÇAS... indica que o homem deve reconhecer que o trabalo e seus frutos são dons de Deus.
DISTRIBUIR... indica que os frutos colhidos não devem servir somente a quem os produz, mas devem ser disponibilizados para todas as pessoas.

Jesus atualiza esse dinamismo e alimenta a multidão. A partir disso foi realmente reconhecido: "Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo" (Jo 6, 14).
Sejamos, pois, continuadores(as) da prática de Jesus e veremos que muitos terão em abundância o que ainda lhes falta para que vivam com dignidade. 

PAO EM TODAS AS MESAS,
DA PÁSCOA A NOVA CERTEZA
A FESTA HAVERÁ
E O POVO A CARTAR, ALELUIA. 

VEJAM O VÍDEO ABAIXO E ENTENDEREMOS AINDA MELHOR O EVANGELHO DESTE DOMINGO.

http://www.youtube.com/watch?v=GMFp3ukVvMQ


Fraterno abraço, Frei Fernando.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Festa Caipira do Grupo Jovem Esperança do Amanhã

O Grupo Jovem Esperança do Amanhã irá realizar sua Festa Caipira, e Você não pode ficar de fora,
Venha conferir e se divertir conosco, teremos comidas típicas, danças, e a alegria de nossa juventude
Data: 05/08/12
Horário: á partir:17:30 horas 
Venha e traga sua Família!




Paróquia Nossa Senhora da Conceição nas Redes Sociais (Internet, Blog, Site, Facebook)


Queridos Paroquianos,

Obrigada a você que já participa conosco desta missão de evangelizar,  através dos meios de Comunicação: Blog, facebook, etc.  

Com intuito de melhorarmos a comunicação nas diversas pastorais, grupos e movimentos da nossa Paróquia e  aprendermos como usar melhor os meios modernos de comunicação nas redes sociais, a Pascom - Pastoral da Comunicação - programou algumas oficinas de formação.

Temas das oficinas: Redação, Fotografia e  Programação  visual  na Internet
As inscrições são limitadas, sendo assim, antecipe sua vaga preenchendo a ficha de inscrição na secretaria da Matriz.

Veja a programação:

Dia: 05/08/12- Domingo
Horário: De 8h30 às 16h
Local: Convento do Carmo

Taxa: 10,00 (incluindo o almoço)

VII SEMANA CULTURAL MAESTRO GALLOWAY

  A importância que o maestro Beverley Gerard Maxwell Galloway representou para o desenvolvimento cultural de nossa cidade, foi o principal motivo que levou o Ateneu Angrense de Letras e Artes, juntamente com antigos alunos do saudoso músico, a realizar a Semana Cultural Maestro Galloway, agora em sua sétima edição.

      Gerard Galloway nasceu na Inglaterra em 06 de agosto de 1937 e teve formação em línguas, artes cênicas e música. Chegou ao Brasil em 1961 participando de uma missão cultural e travou seu primeiro contato com Angra dos Reis três anos depois, onde, na Ilha Grande construiu casa. A partir de 1968 tornou-se professor do Colégio Naval e pouco depois fundou o coral do Colégio CENIAR, atual CEAV. Traduziu, escreveu e encenou peças e óperas, sempre privilegiando a participação de jovens angrenses, muitos dos quais, atualmente músicos de renome nacional. O Coral da Cidade de Angra dos Reis teve origem no antigo coral do CENIAR e sob direção do Maestro Galloway, apresentou-se em diversas localidades.

Destacamos ainda a ópera “A Estrela”, escrita por ele, especialmente, para a cidade que se transformou em especial de fim de ano da então TV Educativa, sendo veiculado a nível nacional. Permaneceu à frente deste coral até 1999, quando cruelmente foi assassinado, sem ter conseguido realizar seu maior sonho de construir um teatro grego e uma colônia estudantil de música e teatro no bairro de Monsuaba, onde residia.

      A Semana Cultural Maestro Galloway é um evento que congrega diversos grupos musicais de nosso Estado, proporcionando um intercambio cultural entre os mesmos, apresentando-os ao público em geral e divulgando a música em suas variadas formas. Atualmente são quatro noites de concertos, realizados em igrejas centenárias da cidade.



Bote Fé na Vida - Caminhada e Corrida reuniram 615 atletas Cristãos em Angra.

O evento marcou a contagem regressiva para a Jornada Mundial da Juventude JMJ Rio 2013 e teve como principal objetivo integrar o esporte, a saúde, a qualidade de vida e a evangelização reunindo em torno do mesmo a família. Em todo o Estado do Rio, 28 mil pessoas participaram do evento, distribuídas em 13 cidades no domingo, 22, ensolarado.

Em Angra, no último domingo ensolarado, a Caminhada e Corrida Bote Fé na Vida teve sua concentração às 8h e a largada às 9h, em frente à Praça do Porto, indo até a entrada do Iate Clube Aquidabã, na Praia do Anil, e retornando no mesmo local de partida com um percurso total de 3km.

Muitas famílias participaram, unidas pela fé e o esporte. Caminhando ou correndo, não faltou ânimo e todos cruzaram a linha de chegada felizes da vida. Antes da largada, o padre Gilberto Stanishe deu as boas-vindas com sua bênção a todos os presentes desejando sorte e fé nas caminhadas da vida.

A Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, que acontecerá de 23 a 28 de julho de 2013, vai trazer o papa Bento XVI ao Rio de Janeiro. A corrida foi realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pelo Comitê Organizador Local da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, e no Rio contou com o apoio institucional do Governo do Estado do Rio de Janeiro - Secretaria de Esporte e Lazer.

A organização do evento em Angra ficou por conta da Empresa Luz Eventos, a mesma que organizou a Corrida Santos Reis e teve apoio do governo municipal através das secretarias de Defesa Civil e Trânsito, de Esportes e Lazer e Fusar.

A secretária de Esportes e Lazer, Juliana Dayube, representou o prefeito Tuca Jordão e ficou muito feliz com toda a estrutura montada, integração dos participantes e pelo cumprimento de mais um grande evento na cidade.

Os 815 quilos de alimentos não perecíveis arrecadados (um quilo de alimento foi a cobrança pela participação na corrida) serão separados e distribuídos às famílias carentes cadastradas através das entidades de caridade Vicentinos ligadas às paróquias do município.

Além das medalhas e troféus os 100 primeiros ganharam ingressos para o evento preparatório da JMJ, que acontece nos dias 27, 28 e 29/07 no Maracanãzinho com palestras e participação de artistas, como Elba Ramalho e o padre Reginaldo Manzoti.

Classificação Geral:

Masculino

1º lugar - Diego Mamédio – tempo 7’47”

2º lugar - Misael dos Santos – tempo 8’09”

3º lugar - Adriano Camargo – tempo 8’19”

Feminino

1º lugar - Taciara Soares – tempo 10’02”

2º lugar - Cenir Salvador – tempo 11’54”

3º lugar - Alessandra Camargo – tempo 12’13”

Fonte: Secretaria de Esportes da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis
fotos: Alessandra Camargo

terça-feira, 24 de julho de 2012

Reunião da Pascom

Nesta quinta-feira próxima dia 26/07/12, teremos reunião da Pascom no Convento do Carmo ás 19 horas, Informamos também que nossa Missa será neste Sábado próximo dia 28/07/12 ás 19:30h no Carmo.
Aguardamos Todos os membros da Pastoral para a Reunião, pois trataremos dos preparativos para a Oficina de web que será realizada no próximo dia 05/08/12 no Carmo.
Abraços Fraternos!
Micheline Alves - Pascom Angra.

Refletindo o Evangelho de Domingo.


XVII – Domingo do Tempo Comum – 29/07/2012
"Fazei-os assentar”. (V.10a) 
 
Ao atravessar o Lago de Tiberíades, Jesus Cristo encontra uma numerosa multidão que O seguia, porque muitos deles haviam presenciado os Milagres que Ele fizera em benefício dos doentes e enfermos. Jesus Cristo realiza então, uma grande obra de Caridade coletiva, a "Primeira multiplicação dos pães"(Jo. 6,1-15).

Ao levantar os olhos, sobre aquela grande multidão, compadeceu-se dela, por estar declinando o dia Jesus Cristo disse a Felipe: “Onde compraremos pão para que todos estes tenham o que comer?”(V5b). Felipe respondeu-lhe: “Duzentos denários de pão não lhes bastam, para que cada um receba um pedaço.”(V.7) Um de seus Discípulos, chamado André, disse-lhe: Está aqui um menino que tem cinco pães de cevada e dois peixes…mas que é isto para tanta gente? Disse-lhe Jesus:’Fazei-os assentar.’”(V.9-10a)

A partir deste ponto do diálogo podemos nos inserir:

a) como os Discípulos, nós percebemos a necessidade do povo, mas a nossa falta de fé, muitas vezes, nos impede de ajudá-lo, percebemos igualmente as nossas dificuldades diante dos desafios;

b) como os Discípulos, não percebemos que Jesus Cristo serve-se dos meios disponíveis; mesmo que sejam insignificantes, aos nossos olhos;

c) como os Discípulos, não cremos que o pouco que temos pode ser dividido com os que não têm nada e não cremos que: Jesus Cristo quer realizar um Milagre a partir da nossa oferta, mesmo que seja pequena.

Seria natural se Jesus Cristo realizasse, pelo poder de Deus, um Milagre e alimentasse todo aquele povo, mas preferiu tornar mais marcante aquele momento, tornar mais significativo, mostrando aos Discípulos e a nós, que todo aquele povo é alimentado a partir de suas próprias doações, ou melhor, do pouco que tinham:

a)Jesus Cristo manda então o povo assentar-se na relva: “Sentaram-se aqueles homens em número de uns cinco mil.”(V.10B)

b) Primeiro Ele dá repouso, depois o sustento;

c)“Jesus tomou os pães e rendeu graças. Em seguida, distribuiu-os às pessoas que estavam sentadas, e igualmente dos peixes lhes deu o quanto queriam.”(V.11) — havia mais que suficiente para alimentar toda aquela multidão, havia muito mais que no princípio — Disse Jesus Cristo: “Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca.”(V.12)

Como é bom saber que, mesmo sendo humanamente impossível realizar o Milagre da Partilha, com Jesus Cristo isto é possível.

É isso que acontece freqüente e constantemente, quando decidimos colocar nossos bens materiais e espirituais em disponibilidade e em favor do próximo, quanto maior a "Partilha" maior será a "abundância".

Só saberemos que cada partícula dos bens materiais e espirituais que possuímos, é capaz de transformar o mundo, se tivermos um conceito Divino de "Partilha", só assim saberemos o que é doar com Amor.

"Partilhar é Amar… Amar é doação!"

Fabiano Camara Bensi.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Pascom Angra no 3º Encontro Nacional em Aparecida- SP

Após a transmissão do show das Cantoras Deus,transmitido pela Rede Vida, na sexta-feira (21) a coordenação nacional da Pascom/Brasil prestou uma homenagem à assessora da Comissão Episcopal para a Comunicação, Ir. Élide Fogolari, que no último dia 1º de julho celebrou o seu jubileu de ouro de
vida religiosa.

Na foto, a homenageada, Ir, Élide posando com os agentes da Pastoral da Comunicação de Angra dos Reis, representando a Paróquia Nossa Senhora da Conceição e Diocese de Itaguaí, são eles: Dalizania Melo, Fátima Fonseca,Vânia Conceição e Rodrigo Paim.

Na sequência das fotos, os catolicos angrenses no auditório Pe. Vitor Coelho, onde partciparam das palestras e debates sobre comunicação na Igreja. Em seguida, a missa deste domingo, na Basílica de Aparecida e a benção com a imagem da padroeira do Brasil carregada pela Ir.Élide.
Momento de fé e emoção para os fiéis presentes.
Nosssa Senhora Aparecida, Rogai por nós!


Vídeo/Convite da Peregrinação da Família Carmelitana a Aparecida






Encerramento do Biênio Vocacional Carmelita

A Província Carmelitana de Santo Elias convida a todos para participarem da PEREGRINAÇÃO AO SANTUÁRIO DE APARECIDA por ocasião do encerramento do Biênio Vocacional Carmelita.



A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, participará desta PEREGRINAÇÃO. Um ônibus sairá para Aparecida, quem desejar participar veja abaixo como fazer:

PASSAGENS A VENDA NA SECRETARIA DA IGREJA MATRIZ - TEL. 3365-0778

VALOR DA PASSAGEM: R$ 30,00
SAÍDA: SÁBADO - DIA 28 ÀS 23HS - Convento do Carmo
RETORNO:  DOMINGO - DIA 29 ÀS 15HS
NAO PERCA ESSA OPORTUNIDADE. COMPRE LOGO SUA PASSAGEM.

HAVERÁ UMA CELEBRAÇÃO DE ENVIO DA PEREGRINAÇÃO
NA SEXTA FERIA - DIA 27/07 - ÀS 19:30 - IGREJA DO CARMO.
MESMO QUE VOCÊ NÃO VÁ A APARECIDA, VENHA CELEBRAR CONOSCO.

FAÇA PARTE DESTA EXPERIÊNCIA E CONHEÇA MAIS A FAMÍLIA CARMELITANA.

NOSSA SENHORA DO CARMO,
ROGAI POR NÓS!!!

VENHA E BEBA DESTA FONTE.
Visite nosso site: http://www.carmelitas.org.br/site/

sábado, 21 de julho de 2012

Encontro Nacional da Pascom

   Se fazem presentes neste Encontro em Aparecida - SP, os membros da pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, são eles: Dalizânia Mello, Vânia Conceição, Rodrigo Paim e Fátima Fonseca.

                              

Profissionalismo e testemunho da fé: temas da abertura do encontro da Pascom

Apesar do clima frio da cidade de Aparecida (SP), o calor dos participantes aqueceu a abertura do 3º Encontro da Pastoral da Comunicação (Pascom), promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Desta quinta, 19 de julho, até o próximo domingo, mais de 600 agentes da Pascom de todo o país participam deste encontro no Santuário Nacional para o aprendizado e a troca de experiência.

A solenidade de abertura contou com a presença de dom Dimas Lara Barbosa, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação; dom José Moreira de Melo, bispo de Itapeva (SP) e referencial para a comunicação no Regional Sul 1; os dois assessores da Comissão, Ir. Élide Fogolari e Padre Clóvis Andrade; e os missionários redentoristas padres César Moreira e Evaldo César, representando o Santuário Nacional e a Rede Aparecida de Comunicação, respectivamente.

Em seu discurso, dom José Moreira destacou a sua experiência como estudante da temática da comunicação, e convidou os participantes a estar disponíveis para a troca de experiências. “Vamos somar, esta é a palavra do momento e vai ajudar o nosso trabalho”. Já dom Dimas recordou a importância de que cada comunicador cristão recorde a sua missão batismal, que é levar a Boa Nova de Cristo.

Abertura_2“Nós devemos crescer enquanto comunicadores cristãos” – destacou dom Dimas. “Devemos estar a serviço da Boa Nova e quebrar as barreiras, como a dificuldade de transmitir a fé às novas gerações, de modo que a nova linguagem seja fecundante do amor do Evangelho”. Também durante a solenidade, ocorreu o lançamento da logomarca oficial da Pascom Brasil.

Conferência

DiFranco1Para a abertura do evento, foi convidado o jornalista e consultor Carlos Alberto di Franco. O conferencista adiantou que sua intenção no evento era colocar temas para ajudar na reflexão. Recordou que Friedrich Nietzsche disse, há mais de um século, que Deus estava morto. “Hoje, um século depois destas palavras, constatamos este grande acontecimento já chegou aos ouvidos de boa parte dos nossos contemporâneos, para quem Deus não é mais que uma abstração. É o analfabetismo religioso. E este é um preâmbulo realista dos fatos”, relatou di Franco no início de seu colóquio.

Diante desta realidade, ele afirma que o programa de ação não é novo: a resposta está na experiência do encontro com Jesus Cristo. “Um programa que não muda, embora se leve em conta a conjuntura histórica para o diálogo”, explicou di Franco, recordando posturas e discursos dos papas João Paulo II e Bento XVI no diálogo com a sociedade contemporânea. Para ele, está aí o cerne da comunicação institucional da Igreja.

“As organizações consolidadas são as que conseguem transmitir a sua mensagem sem ambiguidade. A boa estratégia de comunicação institucional depende disso: identidade, missão, uma doutrina clara e reputação, que resulta em autoridade, que podemos chamar também de prestígio”, enfatizou o conferencista. Ele exemplificou mais uma vez, recorrendo às ações do papa Bento XVI. “Milhares de jovens rebeldes e contestadores deixam as discotecas para ouvir a voz de um idoso, supostamente reacionário. Isso significa que eles querem reavivar a sua fé. A empatia entre o papa e a juventude surpreende o noticiário. É um sucesso mercadológico”.

DiFranco2Na avaliação de di Franco, a magia da santidade é o segredo da força do marketing do papa. Essa atitude deve ser a resposta da Igreja para a demanda reprimida que a sociedade tem por religiosidade. “A Jornada Mundial da Juventude pode mudar a cara da Igreja no Brasil, depende de cada um de nós aqui hoje, para que a proposta cristã entre na agenda pública. E isso exige profissionalismo, e não amadorismo. Não duvidemos, a comunicação institucional da Igreja passa pelo reforço de sua identidade, pela paixão da missão e clareza de sua doutrina. É necessário investir em recursos humanos e no profissionalismo. É aí que está a diferença: não é o suporte tecnológico, mas é a competência de seus quadros. Não podemos sucumbir ao amadorismo”.

XVI Domingo do Tempo Comum - Mc 6, 30-34

O texto do Evangelho deste domingo começa com o retorno dos discípulos, que voltaram entusiasmado do sucesso da missão que eles desenvolveram em nome de Jesus.

Como Bom Pastor, Jesus reúne seus discípulos e os leva ao deserto para ficar a sós com eles e descansar um pouco, Mc 6,31. O deserto era o lugar onde o pastor costumava reunir suas ovelhas para restaurar sua forças. ( Sl 23,23 ). Esta atitude de Jesus revela a preocupação e o cuidado que ele tinha para com seus discípulos. No entanto, a multidão viu a intenção de Jesus, pois o viram partir, o reconheceram e o seguiram a pé dando a volta por outro lado, reuniram pessoas de diversas cidades e chegaram antes de Jesus e seus discípulos.
Quando Jesus desembarcou e viu aquela multidão teve compaixão, pois eram como ovelhas sem pastor.

Vendo aquela multidão e percebendo as suas necessidades começa a ensinar muitas coisas sobre o Reino de Deus. Esta narrativa do Evangelho nos leva a fazer as seguintes reflexões:
 
- Jesus é o Bom Pastor que nos conduz e nos orienta para sermos fiéis à nossa missão de anunciadores do Reino de Deus.
- O lugar que nos encontramos para meditar e ouvir os ensinamentos desta missão confiada a nós é a igreja que em comunidade busca crescer cada vez mais na fé em Jesus Cristo.
- A Eucaristia é um momento de deserto onde a comunidade se reúne em nome da Trindade Santa para celebrar o mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
- Todos nós temos a necessidade de sermos alimentados pela palavra de Jesus, sua Palavra restaura nossa vida dando-nos força e coragem para continuarmos evangelizando os que, mesmo professando a fé em Jesus, vivem afastados de seus ensinamentos.
- Somos homens e mulheres reunidos em torno do Bom Pastor que, em comunidade e inseridos na Igreja e na sociedade, vivemos o compromisso cristão para darmos testemunho do Bom Pastor, que é
a razão da nossa vida.

Frei Donizetti.

Começou nesta Quinta-Feira o 3º Encontro Nacional Da Pascom em Aparecida - SP

“Identidade e missão” é o tema do 3º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom), promovido pela CNBB. O evento, que teve inicio na noite desta quinta-feira, 19 de julho, ocorrerá nas dependências do Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP), até o próximo domingo.
A extensa programação contempla uma variedade de conteúdos em vista da formação dos agentes da Pascom de todo o país. “Queremos atender as necessidades básicas das pessoas que estão trabalhando no dia a dia em suas dioceses, paróquias e regionais. Sabemos de dioceses que estão enviando quatro, cinco pessoas, e que vão participar cada uma de um seminário”, relata a Ir. Élide Fogolari, Assessora da Comissão Episcopal de Comunicação, que organiza o evento que deve reunir cerca de 600 participantes.

O primeiro encontro nacional da Pascom foi em 2008, reunindo apenas 140 participantes. O segundo, em 2010, reuniu 400 agentes. “Este crescimento no número de participantes mostra como trata-se de um evento importante para a Igreja no Brasil”, completa Élide. “Profissionais ou não, estes agentes tem o carisma da comunicação, é algo nato. Fazem um trabalho brilhante, que pode crescer ainda mais”.


Durante a abertura do evento, haverá o lançamento oficial da logo da pastoral. A conferência de abertura, com o tema “Comunicação e Informação: Igreja e sociedade” será proferida pelo professor Carlos Alberto Di Franco, da Universidade de Navarro.

“A temática desta palestra de abertura tem como objetivo mostrar que a Igreja também é uma fonte de informação”, explica irmã Élide, que recorda que Di Franco é um conhecedor de todo o processo da comunicação da Igreja no Brasil, e que pode ajudar os agentes da Pascom sobre a necessidade de trabalhar com qualidade e profissionalismo a informação na Igreja. “Nós, na Igreja, temos trabalhos maravilhosos, projetos valiosos, e nem sempre trabalhamos a informação de forma profissional. Mas quem é comunicador da Igreja não é só um profissional, mas é um comunicador de Cristo, e portanto, está exercendo uma missão”, concluiu a assessora

Presença dos Freis Carmelitas no Perequê

A pedido de Dom José Ubiratan, os Freis Carmelitas estão colaborando com a Paróquia São José Operário no Perequê. Os Freis assumiram o compromisso de Celebrar as Missas aos Domingos na parte da manhã: Missa na Igreja Matriz às 08:00 e Missa em uma das Comunidades às 10:00.

O Frei Donizetti se colocou à disposiçao e está prestando assistência aos paroquianos às Quartas Feiras, atendendo confissões e celebrando a Missa à noite.

Para os Freis, o convite é sinal de confiança no trabalho que os Carmelitas realizam neste município a mais de 400 anos.

 Os Freis pedem as orações de todos para que os trabalhos, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição e na Paróquia São José Operário, sejam verdadeiros sinais do Reino.

 

Novo membro da Comunidade dos Frades Carmelitas em Angra

A Comunidade dos Frades Carmelitas em Angra dos Reis ganhou um novo membro. Trata-se do Frei Reinaldo Chagas, recem chegado para compor a Comunidade que agora conta com quatro membros: Frei Donizetti, Frei Fernando, Frei Reinaldo e Frei Valter.


Frei Reinaldo esteve como Pároco no Rio de Janeiro, Paróquia Nossa Senhora do Carmo - Vicente de Carvalho e no Santuário Nossa Senhora do Carmo - Lapa, esteve como Pároco da Paróquia Santo Antônio - Jacobina-BA, esteve como Reitor do Santuário Nossa Senhora do Carmo - Salvador - BA, colaborou no Santuário Nossa Senhora do Carmo - Santos e agora se encontra entre nós como Vigário na Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

SEJA BEM VINDO FREI REINALDO.
ESTA PARÓQUIA TE RECEBE COM GRANDE ALEGRIA.
RECEBA NOSSO ABRAÇO ACOLHEDOR.
CONTE CONOSCO.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Festa de Nossa Senhora do Carmo marca a presença dos Carmelitas em Angra

A Festa de Nossa Senhora do Carmo começou no dia 07 de julho com novenário e terminou ontem, dia 16, com as celebrações realizadas na Igreja dedicada a Maria no título de Senhora do Carmo - centro de Angra. A novena com o tema deste ano, “Com a Senhora do Carmo, Vivendo em obséquio de Jesus Cristo”, começava sempre às 19h30, exceto aos domingos, quando a novena foi celebrada às 18h. Participaram das celebrações , como convidados de outras paróquias, o frei Miguel - Convento do Carmo - Lapa - Rio de Janeiro, Padre Ubiratan - Capelão Militar, além dos freis da Paróquia Nossa Senhora da Conceição: Frei Valter, Frei Donizetti, Frei Reinaldo e Frei Fernando.

Na segunda-feira, 16 de julho, Dia da Festa de Nossa Senhora do Carmo, a Igreja do Carmo esteve lotada de fiéis, que participaram da missa solene, às 19h00, seguida da tradicional procissão pelas ruas da cidade. Após cortejo acompanhado pela banda da Defesa Civil os devotos saborearam um delicioso bolo servido no Claustro do Convento do Carmo. 

Segundo Zélio Nascimento Frederico Neto, padrinho da festa deste ano, esta tradição em homenagem a santa, marca os 419 anos de presença dos Carmelitas em Angra . “Para mim, uma honra participar deste grande evento, organizado pela Ordem Terceira do Carmo- Paróquia Nossa Senhora da Conceição Angra dos Reis", declarou Zélio, terminando com a saudação "Salve Maria!"
Texto: Dalizania Melo
Fotos: Vânia Conceição.